Dia do Trabalhador tem comemoração no Sesc Serra Talhada

Data que concede um dia de descanso para os trabalhadores, o 1º de maio deste ano será na sexta-feira, abrindo mais cedo o primeiro final de semana do mês. É o Dia do Trabalhador e, pensando especialmente nos comerciários e seus dependentes, o Sesc terá atividades especiais na cidade de Serra Talhada.

“Essa é uma data fundamental para o Sesc porque é dedicada ao nosso principal público, que é o trabalhador. Então, nos comprometemos a promover em nossas unidades um dia para que eles se sintam valorizados e possam aproveitar em família”, diz Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.

Por lá, a programação vai acontecer das 9h às 16h, e as atividades contemplam crianças e adultos. Nesse horário, será possível participar de bingo do trabalhador; desafios recreativos, Karaokê, atividades esportivas e minitorneio de xadrez. Além disso, podem aproveitar a piscina do Sesc e assistir à apresentação ao vivo da banda Pernambuquês, que já vai antecipar o período junino com músicas de forró, baião e xote.

O ingresso custa R$12 para comerciários e dependentes e R$ 22 para demais públicos. A expectativa é de presença de 200 pessoas.

Serviço – Dia do Trabalhador (1º de Maio)

Sesc Serra Talhada: das 9h às 16h

Ingressos: R$ 12 para comerciários e dependentes e R$ 22 para demais públicos.

Informações: (87) 99929-1298 | (87) 99999-2786

Endereço: Av. Vicente Inácio de Oliveira, Bom Jesus

 

Compartilhamento

Polícia Civil de Pernambuco participa de operação nacional contra crimes de abuso sexual infantojuvenil

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), participou, nesta terça-feira (28), da Operação Nacional Proteção Integral IV, coordenada pela Polícia Federal, com foco no combate a crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

No âmbito estadual, foi deflagrada a Operação de Polícia Judiciária “Escudo Digital”, que resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão temporária. A ação contou com a participação de 20 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

As investigações foram conduzidas pelo DPCA, em conjunto com a 1ª e a 2ª Delegacias de Polícia de Crimes contra Crianças e Adolescentes, com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL/PCPE), por meio do Núcleo de Inteligência do Departamento.

A Operação Nacional Proteção Integral IV integra um esforço internacional coordenado, denominado Operação Internacional Aliados pela Infância VI, que mobiliza forças de segurança de diversos países no enfrentamento a crimes que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorre de forma simultânea em 16 países, incluindo Brasil, Argentina, Espanha e França, com o cumprimento de mandados em múltiplas jurisdições.

A iniciativa reforça, especialmente no contexto do Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o compromisso das instituições de segurança pública com a prevenção e repressão a esses crimes.

A Polícia Civil destaca ainda a importância da atuação preventiva, orientando pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e adolescentes, promovendo o diálogo aberto sobre segurança digital e incentivando a comunicação de qualquer situação suspeita.

Para detalhar os resultados da operação e as ações desenvolvidas em Pernambuco, será realizada uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29), às 9h30, no auditório da Sede Operacional da Polícia Civil de Pernambuco. Na ocasião, representantes da instituição irão apresentar um balanço da operação e esclarecer dúvidas da imprensa.

Compartilhamento

Dia do Trabalhador será festejado com serenata em Triunfo

Serenata vai levar música e alegria a noite da cidade no dia 1º de maio

O Dia do Trabalhador, 1ª de maio, será comemorado ao som de violões, flautas e cavaquinhos no Sertão do Pajeú. Para celebrar a data, o Sesc Triunfo vai promover uma serenata em felicitação aos trabalhadores, com o grupo Seresteiros de Triunfo. A concentração acontece a partir das 19h, em frente ao Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular do Sesc, de onde os seresteiros seguirão até a Praça Coberta.  A programação é gratuita.

“Essa é uma data fundamental para o Sesc porque é dedicada ao nosso principal público, que é o trabalhador. Então, nos comprometemos a promover em nossas unidades um dia para que eles se sintam valorizados e possam aproveitar em família”, diz Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.

Além da noite de serenata, o Hotel do Sesc também preparou uma programação especial para os hóspedes, especialmente os comerciários e seus dependentes, para celebrar a data com atividades de lazer.

Compartilhamento

Pai e filho mortos em acidente na PE-320 já haviam sobrevivido a tragédia juntos há 15 anos

A morte de pai e filho no grave acidente registrado ontem na PE-320, entre Afogados da Ingazeira e Carnaíba, carrega uma coincidência dolorosa que comove familiares e amigos. As vítimas fatais, identificadas como Josias Ângelo Bezerra, de 33 anos, e José de Oliveira Bezerra, já haviam enfrentado juntos uma tragédia semelhante há cerca de 15 anos, em São Paulo. A informação foi repassada pela família ao Blog Juliana Lima.

Na ocasião, os dois sofreram um acidente de moto. José de Oliveira ficou em estado gravíssimo, entre a vida e a morte, e conseguiu sobreviver após um longo período de recuperação, ficando com sequelas na face. Já Josias, que ainda era jovem à época, não sofreu ferimentos.

Desta vez, pai e filho voltaram a se envolver juntos em um acidente, mas infelizmente não resistiram.

A família é do Sítio Corisco, na zona rural de Afogados da Ingazeira. José de Oliveira residia no bairro São Brás, enquanto Josias morava em São Paulo e estava em Afogados visitando familiares.

A tragédia causou forte comoção na região, especialmente pelo histórico da família e pela repetição de um drama que, anos atrás, teve desfecho diferente.

Velório e sepultamento

O corpo de José de Oliveira está sendo velado desde a madrugada desta terça-feira na casa da mãe dele, no Sítio Corisco, zona rural de Afogados da Ingazeira. Já o corpo de Josias Ângelo segue aguardando liberação no IML de Caruaru, no Agreste. A família aguarda a chegada do corpo de Josias para realizar o sepultamento de pai e filho juntos, um desejo dos familiares diante da tragédia. O sepultamento será no Cemitério Parque da Saudade, em Afogados da Ingazeira.

Compartilhamento

Governo de Flores apresenta balanço de atendimentos na saúde em abril

O Governo Municipal de Flores, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o balanço detalhado das atividades realizadas pelas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) entre os dias 21 e 24 de abril. Os dados reforçam o compromisso da gestão com a transparência e a eficiência no cuidado com a população florense.

Na linha de frente, os números da Atenção Primária impressionam: foram realizados 171 atendimentos médicos, 123 de enfermagem e 187 procedimentos técnicos. O trabalho preventivo também ganhou destaque com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde, que registraram 1.994 visitas domiciliares, além de 146 vacinações e atendimentos odontológicos e multiprofissionais.

Assistência Farmacêutica e Regulação
No setor de Farmácia, a presteza no atendimento garantiu a entrega de 4.176 unidades de medicamentos de controle especial para 93 usuários. Já o setor de Regulação viabilizou consultas com especialistas, como ortopedistas e reumatologistas, além de exames de alta complexidade, a exemplo de ressonâncias magnéticas realizadas em centros de referência como Recife.

Mobilidade e Vigilância
O suporte aos pacientes que precisam de tratamento em outras cidades também é prioridade. O programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) contabilizou 42 viagens no período, utilizando ambulâncias, ônibus e veículos leves para destinos como Recife, Garanhuns, Caruaru, Arcoverde e Serra Talhada.

No campo da segurança sanitária, a Vigilância Sanitária atuou de forma rigorosa, realizando inspeções, atendendo a denúncias e efetuando a incineração correta de medicamentos vencidos.

Com esses resultados, o Governo Municipal de Flores reafirma sua dedicação em manter uma rede de saúde ativa, humanizada e presente na vida de quem mais precisa.

Compartilhamento

Câmara de Afogados anuncia mudança temporária de local para sessões ordinárias

O presidente da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, o vereador Vicentinho, comunicou oficialmente nesta terça-feira que as próximas sessões ordinárias da Casa Legislativa serão realizadas em um novo endereço. A medida é temporária e visa garantir a segurança de todos durante a execução de obras estruturais no prédio do Poder Legislativo.

As sessões marcadas para os dias 30 de abril, 07, 14 e 21 de maio ocorrerão no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A alteração se faz necessária devido a uma reforma no telhado do prédio da Câmara. Segundo o presidente, será realizada a demolição da cobertura atual para a implantação de uma nova estrutura metálica sobre o plenário.

“Por questões de segurança, tivemos que tomar essa decisão. Agradecemos a compreensão de todos os munícipes e também o apoio da Secretária de Educação, Wivianne Fonseca, por ceder o espaço para que os trabalhos legislativos não sejam interrompidos”, afirmou Vicentinho.

A reforma busca modernizar e trazer mais segurança ao edifício sede, prevenindo incidentes e melhorando as condições de trabalho para parlamentares e servidores, bem como para o público que acompanha as atividades da Câmara.

Compartilhamento

“A condenação não se baseia em suposições, mas em provas robustas”, diz União pelo Povo

A Coligação União pelo Povo divulgou nota comentando a decisão em primeira instância na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo grupo contra a Frente Popular, que resultou na cassação dos mandatos do prefeito Sandrinho Palmeira e do vice Daniel Valadares.

No texto, assinado pelo advogado Vadson de Almeida Paula, a coligação afirma receber a sentença “com total confiança” e sustenta que a decisão foi fundamentada em elementos concretos. “A condenação não se baseia em suposições, mas em provas robustas e seguras, principalmente na perícia elaborada pela Polícia Federal”, diz a nota.

Ainda segundo o comunicado, a Justiça teria reconhecido “a existência de um esquema organizado de distribuição de combustível como forma de captação irregular de votos”, além da prática de “caixa dois” na campanha.

A nota também rebate argumentos relacionados à aprovação das contas eleitorais. “A aprovação das contas não influencia positivamente na análise desses ilícitos eleitorais por se tratar de processos distintos e autônomos”, afirma o texto.

Ao final, a coligação reafirma “respeito às instituições” e diz confiar que o Poder Judiciário seguirá cumprindo seu papel “de proteger a normalidade e a legitimidade do processo democrático”.

LEIA A NOTA:

A Coligação “União Pelo Povo” recebe com total confiança a sentença da Justiça Eleitoral que cassou os mandatos de Alesandro Palmeira e Daniel Valadares por abuso de poder. A condenação não se baseia em suposições, mas em provas robustas e seguras, principalmente na perícia elaborada pela Polícia Federal. A Justiça comprovou a existência de um esquema organizado de distribuição de combustível como forma de captação irregular de votos, além da prática de “caixa dois” na campanha. Diferentemente do que é alegado, a aprovação das contas não influencia positivamente na análise desses ilícitos eleitorais por se tratar de processos distintos e autônomos. Portanto, reafirmamos o nosso respeito às instituições e a convicção de que o Poder Judiciário seguirá cumprindo o seu papel de proteger a normalidade e a legitimidade do processo democrático.

Vadson de Almeida Paula, advogado da Coligação “União Pelo Povo”.

Compartilhamento

Quaest: Raquel Lyra tem 62% de aprovação em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSDB) registrou 62% de aprovação entre os pernambucanos em abril de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (28). O índice de desaprovação ficou em 35%, e 3% não souberam ou não quiseram responder.

O resultado representa uma melhora significativa em relação à pesquisa anterior, realizada em agosto de 2025. Na ocasião, 51% aprovavam a gestão e 45% desaprovavam — uma diferença de apenas seis pontos percentuais entre os dois índices.

De agosto para abril, a aprovação subiu 11 pontos percentuais, enquanto a desaprovação caiu 10 pontos. O índice de NS/NR recuou um ponto, de 4% para 3%. Veja os números:

Avaliação do governo
Quando perguntados sobre a avaliação do governo — e não apenas sobre a aprovação da governadora —, os pernambucanos também indicaram melhora na percepção sobre a gestão Raquel Lyra.

Em abril de 2026, 43% avaliaram o governo como regular, 36% como positivo e 18% como negativo. Outros 3% não souberam ou não quiseram responder.

Em agosto de 2025, os números eram diferentes: 35% classificavam o governo como regular, 32% como positivo e 28% como negativo, com 4% de NS/NR.

Na comparação entre os dois levantamentos, a avaliação regular subiu oito pontos percentuais, a positiva avançou quatro pontos e a negativa caiu dez pontos. O NS/NR recuou um ponto.

A pesquisa Genial/Quaest foi registrada no TSE sob o número PE-08904/2026, e foi a campo entre os dias 22 e 26 de abril. Foram ouvidos 900 eleitores com 16 anos ou mais em todo o estado de Pernambuco, por meio de questionário aplicado presencialmente. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Compartilhamento

Quaest: Marília lidera para Senado e Humberto Costa aparece em segundo, mas empatado tecnicamente com rivais

A ex-deputada Marília Arraes (PDT) lidera todos os cenários testados pela pesquisa Genial/Quaest para a disputa ao Senado em Pernambuco, divulgada nesta terça-feira (28). O senador Humberto Costa (PT) aparece em segundo lugar em todos os cenários simulados, mas empata dentro da margem de erro de três pontos percentuais com outros candidatos.

O levantamento simulou três composições diferentes de candidatos. No primeiro cenário, Marília registra 18% das intenções de voto. Humberto Costa aparece em segundo, com 12%, seguido de Miguel Coelho (União), com 10%. Mendonça Filho (PL) vem na sequência, com 8%, e Anderson Ferreira (PL) e Túlio Gadelha (PSD) aparecem empatados, com 6% cada.

Armando Monteiro Neto (Podemos) e Eduardo da Fonte (PP) aparecem empatados, com 4% cada. Jô Cavalcanti (PSOL) e Paulo Rubem Santiago (Rede) registram 3% cada. Recém-anunciado pelo partido, Carlos Sant’Anna (Novo) não pontuou.

Os indecisos somam 10%, e os que declaram voto branco, nulo ou que não pretendem votar chegam a 16%.

Apesar de considerado na pesquisa, Mendonça Filho já anunciou que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026, o que retira seu nome da corrida ao Senado. Armando Monteiro Neto ainda não declarou candidatura ao cargo.

Cenário I — Intenções de voto para Senado em Pernambuco:

Marília Arraes (PDT): 18%
Humberto Costa (PT): 12%
Miguel Coelho (União): 10%
Mendonça Filho (PL): 8%
Anderson Ferreira (PL): 6%
Túlio Gadelha (PSD): 6%
Armando Monteiro Neto (Podemos): 4%
Eduardo da Fonte (PP): 4%
Jô Cavalcanti (PSOL): 3%
Paulo Rubem Santiago (Rede): 3%
Carlos Sant’Anna (Novo): 0%
Indecisos: 10%
Branco/Nulo/Não vai votar: 16%

Compartilhamento

Quaest: João Campos tem 46% e Raquel Lyra tem 38% no 2° turno

A pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira também simulou um eventual segundo turno entre João Campos e Raquel Lyra. O ex-prefeito do Recife aparece com 46%, contra 38% da governadora, uma diferença de 8 pontos.

Os indecisos somam 8%, e outros 8% declaram voto em branco, nulo ou afirmam que não comparecerão às urnas. Veja:

Cenário de segundo turno para governador de Pernambuco — Genial/Quaest (abril/2026):

João Campos (PSB): 46%
Raquel Lyra (PSD): 38%
Indecisos: 8%
Branco/Nulo/Não vai votar: 8%

Considerando apenas os votos válidos, Campos chegaria a 54,8% e Lyra a 45,2% em um confronto direto entre os dois.

A pesquisa Genial/Quaest foi registrada no TSE sob o número PE-08904/2026, e foi a campo entre os dias 22 e 26 de abril. Foram ouvidos 900 eleitores com 16 anos ou mais em todo o estado de Pernambuco, por meio de questionário aplicado presencialmente. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Compartilhamento

Quaest: João Campos tem 42% e Raquel Lyra tem 34% para o governo de Pernambuco

O ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) lidera as intenções de voto para o governo de Pernambuco com 42%, contra 34% da governadora Raquel Lyra (PSD), que busca a reeleição. Os números são do cenário estimulado da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (28).

Em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, realizado em agosto de 2025, Campos recuou 13 pontos percentuais — ele aparecia então com 55%. Raquel Lyra, por sua vez, cresceu 10 pontos: estava em 24% e agora marca 34%.

A diferença entre os dois também foi reduzida. Em agosto, a vantagem de Campos era de 31 pontos. No novo levantamento, o intervalo caiu para 8 pontos.

Os demais candidatos aparecem com baixa pontuação no levantamento desta terça. Eduardo Moura (Novo) registrou 3%, e Ivan Moraes (Psol) somou 1%. Moura foi incluído no cenário estimulado da pesquisa, mas já anunciou que disputará uma vaga na Câmara Federal, e não o governo do estado.

Os indecisos somam 11%, enquanto 9% declararam voto em branco, nulo ou afirmaram que não vão votar.

Intenção de voto para governador de Pernambuco — Genial/Quaest (abril/2026):

João Campos (PSB): 42%
Raquel Lyra (PSD): 34%
Eduardo Moura (Novo): 3%
Ivan Moraes (Psol): 1%
Indecisos: 11%
Branco/Nulo/Não vai votar: 9%

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo indecisos e os que declaram voto em branco, nulo ou ausência às urnas, João Campos chegaria a 52,5%, o que seria suficiente para vencer no primeiro turno. Raquel Lyra ficaria com 42,5%. Eduardo Moura teria 3,75%, e Ivan Moraes, 1,25%.

Compartilhamento

23º BPM registra acidente com vítima não fatal e apreensão de drogas nas últimas 24 horas

O 23º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Afogados da Ingazeira, divulgou balanço das ocorrências registradas nas últimas 24 horas na região do Pajeú, com destaque para um acidente de trânsito com vítima não fatal e uma ocorrência por posse de entorpecente.

Em Afogados da Ingazeira, policiais foram acionados para atender um acidente de trânsito e encontraram um homem caído na via com escoriações na cabeça. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) constatou lesões leves. Após recobrar a consciência, o envolvido inicialmente recusou atendimento, mas ao tentar se levantar apresentou luxação no pé direito, sendo encaminhado ao Hospital Regional Emília Câmara.

Segundo a Polícia Militar, populares relataram que o homem estaria, antes do acidente, praticando perturbação do sossego com uma motocicleta Honda CG 125 Titan KS com escapamento em descarga livre, provocando barulho excessivo. A ocorrência foi apresentada na Delegacia da 167ª Circunscrição, onde o veículo ficou apreendido.

Já em Tabira, durante operação de blitz e bloqueio, o efetivo abordou um suspeito que apresentou nervosismo ao perceber a presença do policiamento. Durante a revista, foram encontrados cerca de dois gramas de substância análoga à maconha. O homem e o material apreendido foram conduzidos à delegacia para as medidas cabíveis.

As ocorrências integram o balanço operacional do 23º BPM nas últimas 24 horas na região.

Compartilhamento

Waldemar Oliveira parabeniza Lívia de Zé de Benga, primeira mulher a assumir a presidência da UVP

Da Assessoria – O deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) parabenizou a vereadora Lívia de Zé de Benga (Avante) pela posse como presidente em exercício da União dos Vereadores de Pernambuco. Vereadora do Avante no município de Cedro, Lívia se torna a primeira mulher a assumir o comando da entidade.

A mudança ocorre após o licenciamento de Léo do Ar da presidência da UVP, passando a cadeira para Lívia, jovem vereadora que passa a liderar a entidade representativa dos legislativos municipais pernambucanos.

“Lívia representa uma nova geração da política pernambucana, com coragem, compromisso e capacidade de diálogo. É uma alegria ver a filha de Zé de Benga, uma liderança tão respeitada em Cedro e no Sertão, fazer história como a primeira mulher a assumir a presidência da UVP. Tenho certeza de que ela saberá conduzir esse momento com responsabilidade e espírito municipalista”, afirmou Waldemar Oliveira.

Para o deputado, a chegada de Lívia à presidência em exercício marca um avanço importante para a representatividade feminina e para o fortalecimento dos vereadores e vereadoras de Pernambuco.

Compartilhamento

Sesc celebra primeiro ano do Jardim Botânico nesta terça (28)

Agenda comemora também o Dia Nacional da Caatinga. Programação conta com oficinas, palestras, visita guiada e plantio. É gratuita

 Preservação, conscientização, engajamento e fortalecimento de um dos principais ativos ambientais do Brasil – o bioma Caatinga. É com essa proposta que o Sesc Serra Talhada vai promover intensa e gratuita agenda alusiva ao Dia Nacional da Caatinga, celebrado nesta terça-feira, dia 28 de abril. O momento celebra, ainda, o marco de um ano do primeiro Jardim Botânico da Caatinga do Estado de Pernambuco, parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

 

A programação teve início nos dias 22 e 23 de abril, em parceria com o Shopping Serra Talhada, com a exposição que levou ao centro de compras o projeto Mini Museu da Caatinga, iniciativa do Departamento Nacional, por meio do Sesc Ciência. Também no shopping, as pessoas puderam imergir no Centro de Educação Ambiental por meio do uso de óculos de realidade virtual e participar de jogos de perguntas e desafios sobre a caatinga.

 

Nesta terça, a programação será no Centro de Educação Ambiental do Sesc Serra Talhada. Por lá, a partir das 8h, a unidade vai abrir as portas para receber aproximadamente 120 pessoas, entre convidados, visitantes e estudantes, em uma programação de aprendizado e vivências, que inclui palestras, oficinas, plantios de espécies nativas e visita guiada.

 

No turno da manhã, a solenidade de abertura será iniciada com a apresentação artística do Grupo Folhas Outonais e a presença da gerente do Sesc Serra Talhada Karlla Coello e a analista ambiental do Centro de Educação Ambiental Tuanny Araújo, que irão relembrar a história e os projetos do CEA, inaugurado em 2022. Em seguida, a bióloga Geane Limeira vai falar sobre características e cuidados com animais peçonhentos encontrados na região. A atividade que encerra a manhã é a visita guiada pelo espaço e o plantio de mudas.

 

À tarde, a partir das 13 h as aves da caatinga serão tema da palestra ministrada pelo graduando em ciências biológicas Pedro Henrique Medeiros Pereira e pela mestranda em Biodiversidade e conservação Geovana Souza Sandes. Após esse momento, a professora e doutora Lourinalda Silva, da UFRPE/UAST, realiza oficina sobre a relação das plantas medicinais com a saúde, ensinando a obter extrato e o uso correto para consumo. A atividade seguinte vai explicar e defender a importância da reciclagem e da economia circular, com palestra da Cooperativa Recicla Serra e do professor Alexandro Bilar, da UFRPE/UAST, com exposição de itens com potencial reciclável. Por fim, os grupos podem plantar árvores em visita guiada e acompanhar a fixação de novas placas nas árvores do CEA Caatinga.

 

JARDIM BOTÂNICO INÉDITO – o mês de abril marca, ainda, a comemoração de um ano do Jardim Botânico, chancelado pela Rede Brasileira de Jardim Botânico no mesmo mês do ano passado. “A gente celebra o ano, com todo o desenvolvimento de atividades e projetos, mas também renova nosso compromisso para a preservação de nossa caatinga por meio da conscientização e envolvimento da população”, comenta Karlla Coelho, gerente do Sesc Serra Talhada.

 

É na unidade que está o Centro de Educação Ambiental, o primeiro do Sesc em Pernambuco, do qual faz parte o Jardim Botânico, desde 2025. Ele ocupa área de aproximadamente 1,5 hectare e tem recebido estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, estudiosos, pesquisadores e visitantes, tanto do município como de outros Estados. Só neste primeiro ano de atividades, o Jardim Botânico da Caatinga recebeu mais de duas mil pessoas. 

 

O local é um grande guardião e defensor da caatinga. Nele, estão mais de 400 árvores de 40 espécies nativas do bioma. Há também viveiro educativo para a produção de mudas, e outros vegetais para hortas convencionais e medicinal, ampliando o olhar para a preservação e buscando aproximar crianças e adultos do potencial da caatinga, o Jardim Botânico atua nos segmentos de popularização da ciência e disseminação de tecnologias sociais, apresentando projetos educativos como, sistema de aquaponia, captação de água da chuva, hortas em mandala e meliponário. 

 

O aquaponia tem estrutura que permite a criação de aproximadamente 30 peixes tilápia e o cultivo na água de plantas medicinais, como boldo, capim santo e hortelã, e hortaliça, a exemplo de coentro e alface. Já o meliponário, voltado para o cuidado de abelhas sem ferrão em ambiente livre e controlado, busca destacar a importância do animal para o meio ambiente. Os visitantes podem ter acesso a elas, interagindo de forma respeitosa, entender o papel delas na preservação das árvores, como a umburana, e degustar mel, caso esteja no período de produção. “Esse é um equipamento ambiental, cultural e econômico potente. Ele reúne as pessoas em um mesmo propósito e, aqui, elas podem conhecer mais sobre o bioma e serem multiplicadores de conscientização em outros ambientes”, finaliza Tuanny Araújo, analista ambiental do CEA.

Compartilhamento

“Temos convicção que a decisão será reformada no TRE-PE”, diz defesa de Sandrinho e Daniel

Nota Oficial

Tomamos conhecimento da decisão de primeira instância, no dia de hoje (27), com absoluta serenidade, pois temos a certeza de que as provas dos autos não justificam a decisão pela cassação.

Sobretudo quando se leva em conta que as contas da campanha foram plenamente aprovadas, inclusive com trânsito julgado. Nesse sentido, temos plena convicção que essa decisão de primeira instância será reformada pelo Tribunal Regional Eleitoral, restabelecendo a vontade popular, expressa nas urnas de forma soberana e inquestionável.

Walber Agra
Advogado da Frente Popular de Afogados da Ingazeira

Compartilhamento
whatsapp