Triunfo na agenda de Raquel; governadora inaugura Estrada do Brocotó

A cidade de Triunfo foi incluída na agenda da governadora Raquel Lyra na próxima sexta-feira (19) no Pajeú. A informação foi confirmada ao Blog Juliana Lima pelo gerente regional de Articulação Política da Casa Civil, Edson Henrique.

Pela programação atualizada, Raquel Lyra estará em Triunfo às 11h para a entrega da requalificação da PE-350, a chamada Estrada do Brocotó, obra considerada importante para a mobilidade e o desenvolvimento da região.

A agenda da governadora no Sertão havia sido confirmada por Edson Henrique na manhã desta quinta-feira, contemplando inicialmente apenas os municípios de Tuparetama, no Sertão do Pajeú, e Sertânia, no Sertão do Moxotó. No entanto, no início da noite, o representante da Casa Civil informou a inclusão de Triunfo no roteiro oficial.

Após a agenda em Triunfo, a governadora segue para Tuparetama, onde participa, às 14h, da entrega de uma creche municipal. Em seguida, encerra o roteiro em Sertânia, às 16h, com a entrega de uma Cozinha Comunitária.

Triunfo – Sertão do Pajeú
11h00 – Entrega da requalificação da PE-350

Tuparetama – Sertão do Pajeú
14h00 – Entrega da Creche Municipal

Sertânia – Sertão do Moxotó
16h00 – Entrega da Cozinha Comunitária

Compartilhamento

Raquel volta ao Pajeú; veja agenda

Primeira mão

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, voltará ao Sertão pernambucano na próxima sexta-feira (19) para cumprir agendas institucionais nas regiões do Pajeú e do Moxotó. A informação é do gerente regional de Articulação Politica da Casa Civil ao Blog, Edson Henrique.

A primeira parada será em Tuparetama, onde, às 14h, a governadora participa da entrega de uma creche municipal. No município, Raquel será recebida pelo prefeito Diógenes Patriota e pelo ex-prefeito Sávio Torres, ambos aliados políticos da gestora estadual.

Em seguida, a governadora segue para Sertânia, no Sertão do Moxotó. Às 16h, ela participa da entrega de uma Cozinha Comunitária, equipamento voltado ao fortalecimento da segurança alimentar da população. Na cidade, será recebida pela prefeita Polyanna Abreu, uma das principais aliadas da governadora no interior do Estado.

As agendas fazem parte das ações do Governo de Pernambuco voltadas à ampliação da rede de proteção social, ao fortalecimento da educação infantil e ao combate à insegurança alimentar.

Recentemente, Raquel Lyra esteve em Serra Talhada, onde cumpriu agenda institucional do Governo do Estado, e em Triunfo, onde participou do congresso da União dos Vereadores de Pernambuco, que reuniu vereadores de diversas regiões pernambucanas.

Agenda 19/06

📍 Tuparetama – Sertão do Pajeú
14h00 – Entrega da Creche Municipal
Local: Tuparetama/PE

📍 Sertânia – Sertão do Moxotó
16h00 – Entrega da Cozinha Comunitária
Local: Sertânia/PE

Compartilhamento

Homem é preso por dívida de pensão alimentícia em Serra Talhada

Um homem foi preso na noite da quinta-feira (11) no bairro Cagep, em Serra Talhada, durante uma operação conjunta realizada por policiais militares do 14º BPM, com apoio das equipes da Malhas da Lei e do serviço de inteligência da unidade.

Segundo a Polícia Militar, as equipes realizavam diligências para cumprir mandados judiciais em aberto quando localizaram o suspeito no endereço alvo da operação. Após consulta aos sistemas oficiais, foi constatada a existência de um mandado de prisão cível expedido pela Vara Única da Comarca de Ipubi, em razão de débito alimentar.

De acordo com a PM, o homem foi informado sobre a ordem judicial e detido sem oferecer resistência. Não houve necessidade do uso de força física durante a abordagem.

Após a prisão, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais e ficou à disposição da Justiça.

Compartilhamento

Condenado por homicídio é preso em Afogados da Ingazeira

Um homem condenado pelo crime de homicídio foi preso na quinta-feira (11), no bairro Padre Pedro Pereira, em Afogados da Ingazeira, durante uma ação conjunta das equipes do 23º BPM.

De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu após levantamentos realizados pelas equipes da Malhas da Lei e do serviço de inteligência (ASI/23º BPM). Com apoio da MO e da GT, os policiais localizaram o suspeito e deram cumprimento a um mandado de prisão criminal definitivo decorrente de condenação com trânsito em julgado.

Segundo a corporação, a ordem judicial foi expedida pela Vara do Único Ofício de Capela, em Alagoas, e tem validade até setembro de 2045.

Após a captura, o condenado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Afogados da Ingazeira para os procedimentos legais e ficou à disposição da Justiça.

Compartilhamento

Homem é preso durante cumprimento de mandado em Santa Cruz da Baixa Verde

Um homem foi preso na tarde da quinta-feira (11) durante uma operação conjunta realizada por policiais militares do 14º BPM, no Centro de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Militar, a ação teve como objetivo cumprir um mandado de prisão criminal expedido pela Terceira Vara de Execuções Penais da Paraíba. O suspeito foi localizado no endereço informado pelas equipes e detido sem registro de incidentes.

Após a abordagem, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais e, em seguida, ficou à disposição da Justiça.

Compartilhamento

Homem é preso em flagrante após ameaçar ex-companheira com faca em Betânia

Um homem foi preso em flagrante por ameaça no contexto de violência doméstica na zona rural de Betânia, no Sertão de Pernambuco, na tarde da quinta-feira (11).

Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que o ex-companheiro, com quem manteve um relacionamento por cerca de 12 anos, foi até sua residência no Sítio Cutia para conversar sobre o fim da relação e tentar uma reconciliação.

De acordo com o relato, após a mulher recusar retomar o relacionamento, o suspeito passou a agir de forma agressiva e fez ameaças, afirmando que, se ela não ficasse com ele, não seria de mais ninguém. Em seguida, ele teria sacado uma faca peixeira e avançado contra a vítima.

Temendo pela própria segurança, a mulher entrou em luta corporal com o agressor, momento em que a faca caiu. Após a ação, o homem fugiu do local.

Os policiais realizaram diligências na comunidade e localizaram o suspeito na residência de moradores vizinhos. Ele foi conduzido, juntamente com a vítima, à Delegacia de Polícia Civil de Betânia, onde foi autuado em flagrante.

Compartilhamento

Real Big Data: João 45% e Raquel 40%

Diferença para a atual governadora Raquel Lyra é de 1% em ambos os cenários, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos

O ex-prefeito de Recife, João Campos (PSB), lidera as intenções de voto em primeiro e segundo turno na disputa ao governo de Pernambuco, conforme apontou a pesquisa do Instituto Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (11).

No primeiro turno, Campos aparece com 45% das intenções de voto, seguido pela atual governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), com 40%. Em seguida, aparece
Ivan Moraes (PSOL) com 3%. O candidato do Missão, Renan Hallais, não pontuou na pesquisa.

Do total de entrevistados, 6% declararam votar em branco ou nulo e outros 6% não souberam ou não responderam.

Segundo turno

No único cenário de segundo turno simulado, entre João Campos e Raquel Lyra, o ex-prefeito lidera com 46%, enquanto a atual governadora tem 41%.

Dentre os entrevistados, 6% votariam em branco ou nulo, enquanto 7% não souberam ou não responderam.

Metodologia

O Instituto Real Time Big Data ouviu 1.600 pessoas entre os dias 9 e 10 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa está cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PE-09426/2026.

Compartilhamento

São José do Egito abre inscrições para o maior Concurso de Poesia Popular da história

São José do Egito, reconhecida nacionalmente como a Terra da Poesia, dá mais um importante passo na valorização da sua tradição cultural. A Prefeitura Municipal está promovendo o maior Concurso de Poesia Popular da história do município, com R$ 10 mil em premiações e participação aberta para toda a população.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a produção literária, fortalecer a cultura popular e revelar novos talentos da poesia, mantendo viva uma das maiores riquezas da identidade egipciense: a arte da palavra.

Podem participar poetas, escritores, estudantes e amantes da poesia de diversas faixas etárias. O concurso representa uma oportunidade única para que os participantes compartilhem sua criatividade, expressem seus sentimentos e contribuam para o fortalecimento da tradição poética que tornou São José do Egito uma referência em todo o Brasil.

Além da premiação, o concurso busca ampliar o acesso à cultura, estimular a produção artística e valorizar os talentos locais, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a preservação e promoção das manifestações culturais do município.

As inscrições seguem abertas até o dia 20 de junho e podem ser realizadas por meio do portal oficial do concurso.

📅 Inscrições até 20 de junho

🌐 terradapoesia.com

A Prefeitura de São José do Egito convida toda a população a participar, incentivar familiares e amigos e fazer parte deste momento histórico para a cultura do município. Afinal, fortalecer a poesia é fortalecer a identidade de uma cidade que tem na palavra uma de suas maiores expressões culturais.

Compartilhamento

MPPE recomenda a suspensão de contratações sem a observância da lei em Tabira

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça local, recomendou ao prefeito de Tabira e aos secretários e representantes dos Fundos Municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde que se abstenham imediatamente de realizar, prorrogar, aditivar ou autorizar quaisquer novas contratações diretas – seja por dispensa ou inexigibilidade de licitação – que possuam objetos idênticos ou assemelhados, especialmente aos serviços operacionais e burocráticos de apoio e assessoria em licitações.

Também foi recomendado aos gestores públicos que submetam ao devido processo licitatório regular, garantindo a ampla competitividade — uma vez que tais serviços carecem da singularidade técnica e intelectual exigidas para a inexigibilidade —, toda e qualquer futura demanda por serviços de apoio administrativo, assessoria burocrática em licitações e inserção de dados em plataformas oficiais, com ressalva daqueles realizados rotineiramente pelos próprios servidores do quadro administrativo.

A Promotoria de Justiça de Tabira constatou, no bojo do Inquérito Civil nº 01715.000.171/2025, que um bloco de contratações diretas, arrimadas no instituto da inexigibilidade de licitação, consubstanciadas em quatro instrumentos contratuais distintos e que todos os referidos ajustes contratuais foram firmados de modo simultâneo, na mesma data de 2 de maio de 2025, envolvendo multiplicidade de órgãos: o Fundo Municipal de Assistência Social, o Fundo Municipal de Educação, o Fundo Municipal de Saúde e a própria Prefeitura de Tabira. Os contratos tiveram como objeto a prestação de “serviços operacionais e burocráticos de apoio e assessoria em licitações”, com uma mesma empresa, que foi criada um pouco mais de seis meses antes da assinatura dos contratos.

Para o MPPE, é fática e juridicamente impossível que uma empresa embrionária, recém-constituída no mercado, detenha o vasto acervo técnico, a expertise consolidada e a reputação inquestionável exigidos pela Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) e pelas Cortes de Contas para legitimar a dispensa de concorrência pública por notória especialização; da mesma forma a natureza operacional dos serviços contratados trata-se de rotinas administrativas padronizadas e de baixíssima complexidade técnica, não justificando a dispensa por singularidade técnica.

Os gestores públicos têm o prazo de 10 dias para informar ao MPPE sobre o acatamento. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MPPE de 8 de junho de 2026.

Compartilhamento

Qual a intenção da pesquisa Badra ao “inventar” candidatura de Anderson Ferreira a governador?

Instituto botou nome de Anderson no questionário da estimulada sem ele ser candidato.

A pesquisa divulgada pelo Instituto Badra na terça-feira chamou atenção por um detalhe difícil de ignorar: a inclusão de Anderson Ferreira (PL) na pesquisa estimulada para governador de Pernambuco. E aqui cabe um questionamento legítimo: por que incluir como opção de voto um nome que não é candidato, nunca anunciou candidatura ao governo e sequer colocou seu nome à disposição para disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2026?

Na modalidade estimulada, o instituto apresenta ao entrevistado uma ficha com os nomes dos candidatos. Ou seja, não foi o eleitor quem lembrou espontaneamente de Anderson Ferreira. Foi o próprio instituto que decidiu colocá-lo entre as opções. O resultado mostrou João Campos com 44%, Raquel Lyra com 41%, Anderson Ferreira com 6% e Ivan Moraes com 0,8%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, João e Raquel aparecem tecnicamente empatados.

Na minha avaliação, a inclusão de Anderson Ferreira na estimulada distorce o cenário real da disputa. Se Anderson não é candidato, não faz sentido apresentá-lo como alternativa ao eleitor. Em Pernambuco, é público e notório que parte significativa do eleitorado identificado com a direita tende a migrar para Raquel Lyra na ausência de um candidato competitivo desse campo político. Ao incluir Anderson na ficha da pesquisa, o instituto acaba fragmentando esse eleitorado e alterando o resultado final do levantamento.

Por isso, a pergunta continua sem resposta: qual foi a verdadeira intenção do Instituto Badra ao incluir um candidato que não existe na disputa? Se Anderson aparecesse na pesquisa espontânea, não haveria qualquer questionamento. Mas colocá-lo na estimulada, como se fosse efetivamente candidato ao governo, produz um cenário artificial que, na minha opinião, acaba beneficiando João Campos e prejudicando Raquel Lyra. Mais do que os números divulgados, é esse critério que merece ser debatido.

Compartilhamento

Fredson anuncia campo com iluminação e grama sintética para Riacho do Meio

Da Assessoria – O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, anunciou uma importante conquista para o distrito de Riacho do Meio. Durante solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (10), com a governadora Raquel Lyra, o município foi contemplado com uma areninha esportiva que será construída no maior distrito da Terra da Poesia.

O novo equipamento contará com campo society de grama sintética, alambrado, iluminação e estrutura moderna para a prática esportiva, oferecendo mais oportunidades de lazer, integração e desenvolvimento para crianças, jovens e adultos da comunidade.

Ao anunciar a conquista, Fredson comemorou a chegada do investimento e destacou a importância do equipamento para o fortalecimento do esporte em Riacho do Meio.

“Riacho do Meio merece esse presente. Estamos falando de um equipamento moderno, que vai incentivar a prática esportiva, promover saúde, integração social e revelar novos talentos. É uma conquista muito importante para o maior distrito da nossa cidade e que será aproveitada por toda a comunidade.”

O prefeito também agradeceu à governadora Raquel Lyra pela parceria e pelos investimentos que vêm chegando ao município.

“Quero agradecer à governadora Raquel Lyra por mais essa ação em favor de São José do Egito. Raquel tem sido uma grande parceira da nossa gestão, ajudando nossa cidade a crescer com investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, abastecimento de água, segurança, educação e esporte. Essa areninha é mais uma demonstração desse compromisso com o nosso povo.”

A construção da areninha faz parte de um programa estadual de incentivo ao esporte e à convivência comunitária, que prevê a implantação de campos society com grama sintética em municípios pernambucanos. A expectativa é que o novo espaço se torne um importante ponto de encontro e prática esportiva para os moradores de Riacho do Meio.

Compartilhamento

Waldemar Oliveira reafirma o nome de Dueire para o Senado

Da Assessoria – “Foi no mínimo estranho que na entrevista que concedeu a CNN Brasil a Governadora Raquel Lyra não tenha citado entre os postulantes a formação de sua chapa, o Senador Fernando Dueire” afirmou o Deputado Federal Waldemar de Oliveira.

“Dueire é candidato natural a renovação do mandato,e faz um trabalho reconhecido
e respeitado em Pernambuco e no país. Tem aceitação da classe política das mais diversas matizes.

O Senador lidera a pauta municipalista, tem o apoio de mais de 100 prefeitos das mais diversas regiões do estado, e é autor e relator de projetos importantes para o país, tendo ajudado o governo de Pernambuco a destravar empréstimos e projetos de infraestrutura.” Ele é o nosso pré candidato a Senador mesmo não filiado ao Avante.”

Compartilhamento

Marconi Santana recebe apoio de militares da reserva durante encontro na sede da AMERRPE

Da Assessoria – Marconi Santana participou, na manhã desta terça-feira (9), em Recife, de um importante encontro na sede da AMERRPE, Associação dos Militares Estaduais da Reserva Remunerada de Pernambuco, entidade fundada em 13 de agosto de 1949 e que reúne uma trajetória histórica de representação dos militares estaduais da reserva remunerada.

A agenda aconteceu a convite do presidente da instituição, Tenente Willian Vieira, e reuniu associados, lideranças e integrantes da entidade em um momento marcado pelo diálogo, pela escuta e pela discussão sobre o futuro de Pernambuco.

Durante o encontro, Marconi conversou com os presentes sobre os desafios do Estado e destacou a importância de ouvir segmentos organizados da sociedade, especialmente aqueles formados por homens e mulheres que dedicaram parte significativa de suas vidas ao serviço público, à segurança e à proteção da população pernambucana.

A recepção calorosa e o apoio expressivo dos presentes reforçaram o crescimento político de Marconi Santana, que tem ampliado sua presença em diferentes regiões e segmentos de Pernambuco, consolidando uma caminhada construída com diálogo, respeito e articulação.

Marconi agradeceu ao presidente Tenente Willian Vieira, à diretoria da AMERRPE e a todos os associados pelo carinho, pela confiança e pela forma como foi recebido.

A agenda na AMERRPE se soma a uma série de encontros que Marconi Santana vem realizando em Pernambuco, fortalecendo sua base política e ampliando o diálogo com lideranças, entidades representativas e diferentes setores da sociedade.

Compartilhamento

Anderson Correia amplia debate sobre proteção animal em municípios do Sertão

A intensa agenda cumprida pelo vereador Anderson Correia (PP/UP) no Sertão pernambucano foi marcada por encontros produtivos e pela aproximação com representantes da causa animal em diversas cidades da região.

Durante visitas aos municípios de Salgueiro, Exu, Bodocó, Ouricuri, Ipubi, Trindade e Araripina, Correia participou de entrevistas em emissoras de rádio e se reuniu com protetores independentes, representantes de ONGs e lideranças locais ligadas à proteção e ao bem-estar animal.

A passagem pelo Sertão Central e pelo Sertão do Araripe permitiu ao parlamentar ouvir demandas, trocar experiências e debater propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para os animais. Entre os temas discutidos estiveram a ampliação dos serviços veterinários, o controle populacional de cães e gatos, a guarda responsável e o apoio aos protetores que atuam diariamente nos municípios.

“Saio muito satisfeito dessa visita aos municípios do Sertão pernambucano. Tivemos momentos importantes de diálogo, troca de experiências e construção de novas parcerias. Quero agradecer o carinho com que fomos recebidos e dizer que esse acolhimento aumenta ainda mais nossa responsabilidade de continuar defendendo a causa animal e trabalhando por políticas públicas que garantam mais proteção e dignidade aos animais em todo Pernambuco”, destacou Anderson Correia.

Compartilhamento

“Estou ao lado do povo pernambucano”, diz Raquel ao ser questionada sobre apoio a Lula

Do Diário de PE – Durante entrevista à CNN, na manhã desta terça-feira (9), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), não confirmou apoio direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as eleições presidenciais em 2026. Apesar de não ter cravado um palanque para o petista, Lyra destacou a parceria mantida com o governo federal ao longo dos anos.

“O governo federal e o presidente Lula têm se colocado à disposição de Pernambuco, e obras importantes acontecem no nosso estado. A relação com o presidente é baseada no trabalho e na entrega, que a gente conquistou com o presidente e seus ministros. Não é uma confiança de discurso, mas de quem quer trabalhar junto ao seu povo”, afirmou. 

Ao ser questionada sobre a possibilidade de abrir palanque para Lula em Pernambuco, a governadora ressaltou que acredita em uma política que se faz com paz e união.

“Eu disse, quando fui candidata em 2022, que iríamos tratar de Pernambuco, porque muitos estavam querendo nacionalizar a campanha, tratar de polarização, e o povo está cansado disso. Está cansado de quem quer dividir as pessoas. Eu acredito na política que se faz com paz e união, e é isso que a gente tem construído ao longo do tempo. Você me perguntou de que lado eu estava; eu digo que estou ao lado do povo pernambucano.”

Foco na gestão

Apesar de ser pré-candidata à reeleição, Raque Lyra salientou que está focada no mandato. “Nunca fiz uma eleição pensando na outra”, disse. Ao falar sobre a pesquisa Datafolha, em que aparece pela primeira vez à frente do ex-prefeito João Campos, ela frisa que o mais importante é saber a avaliação da população sobre o governo. 

“Tenho muita cautela com isso, porque pesquisa nos baliza sempre sobre quais são os maiores desejos da população, a avaliação do governo e o governo vem em uma avaliação crescente. O mais importante para mim é poder ver o retrato do que tem sido a nossa gestão”. Segundo a governadora, uma possível reeleição será “fruto do que foi o seu governo”. 

Neste período de pré-campanha, Lyra comentou que vem recebendo ataques após o crescimento das intenções de voto. “Tenho recebido ataques de fake news, querendo me vincular a esquemas de corrupção. Você pode falar de mim, mas não pode falar que sou desonesta e que eu não sou trabalhadora.” Para ela, essa ação coordenada tem relação com o machismo na esfera política. 

“Eu acredito que isso parte [ataques] de quem acreditava que uma mulher vinda do interior, que foi prefeita, que é governadora, pudesse ter um governo que fizesse entregas para a população que fizesse sentido para ela. Pode falar sobre a gestão, mas os ataques com fake news, mentiras, narrativas falsas, isso é intolerável. Isso é para responder na Justiça, e a gente está fazendo acionamento judicial de perfis falsos, de fake news.”

Relação com Flávio Bolsonaro  

Em um cenário hipotético em que Flávio Bolsonaro seja eleito presidente, Raquel Lyra reforça que a relação, caso também vença o pleito no estado, será marcada por diálogo. “Quando a gente está no governo, é dialogar com todos, é construir pontes com o governo federal, com os municípios.”

A governadora usou como exemplo a época em que estava à frente da prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, em que, segundo ela, deixou de receber recursos do governo estadual, que era de responsabilidade do PSB, por divergência política. “O diálogo é fundamental. A gente não governa se não estabelecer uma relação.”

Compartilhamento
whatsapp