Fredson anuncia campo com iluminação e grama sintética para Riacho do Meio

Da Assessoria – O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, anunciou uma importante conquista para o distrito de Riacho do Meio. Durante solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (10), com a governadora Raquel Lyra, o município foi contemplado com uma areninha esportiva que será construída no maior distrito da Terra da Poesia.

O novo equipamento contará com campo society de grama sintética, alambrado, iluminação e estrutura moderna para a prática esportiva, oferecendo mais oportunidades de lazer, integração e desenvolvimento para crianças, jovens e adultos da comunidade.

Ao anunciar a conquista, Fredson comemorou a chegada do investimento e destacou a importância do equipamento para o fortalecimento do esporte em Riacho do Meio.

“Riacho do Meio merece esse presente. Estamos falando de um equipamento moderno, que vai incentivar a prática esportiva, promover saúde, integração social e revelar novos talentos. É uma conquista muito importante para o maior distrito da nossa cidade e que será aproveitada por toda a comunidade.”

O prefeito também agradeceu à governadora Raquel Lyra pela parceria e pelos investimentos que vêm chegando ao município.

“Quero agradecer à governadora Raquel Lyra por mais essa ação em favor de São José do Egito. Raquel tem sido uma grande parceira da nossa gestão, ajudando nossa cidade a crescer com investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, abastecimento de água, segurança, educação e esporte. Essa areninha é mais uma demonstração desse compromisso com o nosso povo.”

A construção da areninha faz parte de um programa estadual de incentivo ao esporte e à convivência comunitária, que prevê a implantação de campos society com grama sintética em municípios pernambucanos. A expectativa é que o novo espaço se torne um importante ponto de encontro e prática esportiva para os moradores de Riacho do Meio.

Compartilhamento

Waldemar Oliveira reafirma o nome de Dueire para o Senado

Da Assessoria – “Foi no mínimo estranho que na entrevista que concedeu a CNN Brasil a Governadora Raquel Lyra não tenha citado entre os postulantes a formação de sua chapa, o Senador Fernando Dueire” afirmou o Deputado Federal Waldemar de Oliveira.

“Dueire é candidato natural a renovação do mandato,e faz um trabalho reconhecido
e respeitado em Pernambuco e no país. Tem aceitação da classe política das mais diversas matizes.

O Senador lidera a pauta municipalista, tem o apoio de mais de 100 prefeitos das mais diversas regiões do estado, e é autor e relator de projetos importantes para o país, tendo ajudado o governo de Pernambuco a destravar empréstimos e projetos de infraestrutura.” Ele é o nosso pré candidato a Senador mesmo não filiado ao Avante.”

Compartilhamento

Marconi Santana recebe apoio de militares da reserva durante encontro na sede da AMERRPE

Da Assessoria – Marconi Santana participou, na manhã desta terça-feira (9), em Recife, de um importante encontro na sede da AMERRPE, Associação dos Militares Estaduais da Reserva Remunerada de Pernambuco, entidade fundada em 13 de agosto de 1949 e que reúne uma trajetória histórica de representação dos militares estaduais da reserva remunerada.

A agenda aconteceu a convite do presidente da instituição, Tenente Willian Vieira, e reuniu associados, lideranças e integrantes da entidade em um momento marcado pelo diálogo, pela escuta e pela discussão sobre o futuro de Pernambuco.

Durante o encontro, Marconi conversou com os presentes sobre os desafios do Estado e destacou a importância de ouvir segmentos organizados da sociedade, especialmente aqueles formados por homens e mulheres que dedicaram parte significativa de suas vidas ao serviço público, à segurança e à proteção da população pernambucana.

A recepção calorosa e o apoio expressivo dos presentes reforçaram o crescimento político de Marconi Santana, que tem ampliado sua presença em diferentes regiões e segmentos de Pernambuco, consolidando uma caminhada construída com diálogo, respeito e articulação.

Marconi agradeceu ao presidente Tenente Willian Vieira, à diretoria da AMERRPE e a todos os associados pelo carinho, pela confiança e pela forma como foi recebido.

A agenda na AMERRPE se soma a uma série de encontros que Marconi Santana vem realizando em Pernambuco, fortalecendo sua base política e ampliando o diálogo com lideranças, entidades representativas e diferentes setores da sociedade.

Compartilhamento

Anderson Correia amplia debate sobre proteção animal em municípios do Sertão

A intensa agenda cumprida pelo vereador Anderson Correia (PP/UP) no Sertão pernambucano foi marcada por encontros produtivos e pela aproximação com representantes da causa animal em diversas cidades da região.

Durante visitas aos municípios de Salgueiro, Exu, Bodocó, Ouricuri, Ipubi, Trindade e Araripina, Correia participou de entrevistas em emissoras de rádio e se reuniu com protetores independentes, representantes de ONGs e lideranças locais ligadas à proteção e ao bem-estar animal.

A passagem pelo Sertão Central e pelo Sertão do Araripe permitiu ao parlamentar ouvir demandas, trocar experiências e debater propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para os animais. Entre os temas discutidos estiveram a ampliação dos serviços veterinários, o controle populacional de cães e gatos, a guarda responsável e o apoio aos protetores que atuam diariamente nos municípios.

“Saio muito satisfeito dessa visita aos municípios do Sertão pernambucano. Tivemos momentos importantes de diálogo, troca de experiências e construção de novas parcerias. Quero agradecer o carinho com que fomos recebidos e dizer que esse acolhimento aumenta ainda mais nossa responsabilidade de continuar defendendo a causa animal e trabalhando por políticas públicas que garantam mais proteção e dignidade aos animais em todo Pernambuco”, destacou Anderson Correia.

Compartilhamento

“Estou ao lado do povo pernambucano”, diz Raquel ao ser questionada sobre apoio a Lula

Do Diário de PE – Durante entrevista à CNN, na manhã desta terça-feira (9), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), não confirmou apoio direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as eleições presidenciais em 2026. Apesar de não ter cravado um palanque para o petista, Lyra destacou a parceria mantida com o governo federal ao longo dos anos.

“O governo federal e o presidente Lula têm se colocado à disposição de Pernambuco, e obras importantes acontecem no nosso estado. A relação com o presidente é baseada no trabalho e na entrega, que a gente conquistou com o presidente e seus ministros. Não é uma confiança de discurso, mas de quem quer trabalhar junto ao seu povo”, afirmou. 

Ao ser questionada sobre a possibilidade de abrir palanque para Lula em Pernambuco, a governadora ressaltou que acredita em uma política que se faz com paz e união.

“Eu disse, quando fui candidata em 2022, que iríamos tratar de Pernambuco, porque muitos estavam querendo nacionalizar a campanha, tratar de polarização, e o povo está cansado disso. Está cansado de quem quer dividir as pessoas. Eu acredito na política que se faz com paz e união, e é isso que a gente tem construído ao longo do tempo. Você me perguntou de que lado eu estava; eu digo que estou ao lado do povo pernambucano.”

Foco na gestão

Apesar de ser pré-candidata à reeleição, Raque Lyra salientou que está focada no mandato. “Nunca fiz uma eleição pensando na outra”, disse. Ao falar sobre a pesquisa Datafolha, em que aparece pela primeira vez à frente do ex-prefeito João Campos, ela frisa que o mais importante é saber a avaliação da população sobre o governo. 

“Tenho muita cautela com isso, porque pesquisa nos baliza sempre sobre quais são os maiores desejos da população, a avaliação do governo e o governo vem em uma avaliação crescente. O mais importante para mim é poder ver o retrato do que tem sido a nossa gestão”. Segundo a governadora, uma possível reeleição será “fruto do que foi o seu governo”. 

Neste período de pré-campanha, Lyra comentou que vem recebendo ataques após o crescimento das intenções de voto. “Tenho recebido ataques de fake news, querendo me vincular a esquemas de corrupção. Você pode falar de mim, mas não pode falar que sou desonesta e que eu não sou trabalhadora.” Para ela, essa ação coordenada tem relação com o machismo na esfera política. 

“Eu acredito que isso parte [ataques] de quem acreditava que uma mulher vinda do interior, que foi prefeita, que é governadora, pudesse ter um governo que fizesse entregas para a população que fizesse sentido para ela. Pode falar sobre a gestão, mas os ataques com fake news, mentiras, narrativas falsas, isso é intolerável. Isso é para responder na Justiça, e a gente está fazendo acionamento judicial de perfis falsos, de fake news.”

Relação com Flávio Bolsonaro  

Em um cenário hipotético em que Flávio Bolsonaro seja eleito presidente, Raquel Lyra reforça que a relação, caso também vença o pleito no estado, será marcada por diálogo. “Quando a gente está no governo, é dialogar com todos, é construir pontes com o governo federal, com os municípios.”

A governadora usou como exemplo a época em que estava à frente da prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, em que, segundo ela, deixou de receber recursos do governo estadual, que era de responsabilidade do PSB, por divergência política. “O diálogo é fundamental. A gente não governa se não estabelecer uma relação.”

Compartilhamento

SJE: Fredson inaugura unidade de saúde São João II

Gestão diz que unidade foi abandonada pelo governo de Evandro Valadares

Da Assessoria – Na noite desta segunda-feira (08), o prefeito Fredson Brito inaugurou a nova UBS São João II, uma das mais importantes obras da área da saúde dos últimos anos em São José do Egito. A unidade atenderá diretamente os moradores dos bairros Antônio Marinho, São João, Vila da COHAB e do Conjunto Habitacional Júnior Valadares.

Além da Unidade Básica de Saúde, o espaço também passa a sediar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ampliando significativamente os serviços oferecidos à população.

A nova estrutura conta com recepção ampla, consultórios médicos e odontológicos, farmácia, sala de vacinação, sala de observação, enfermagem, fisioterapia, acolhimento, esterilização, procedimentos, além de uma ala pediátrica e modernos equipamentos, incluindo um raio-x panorâmico bucal, reforçando a qualidade dos atendimentos.

Durante a solenidade, Fredson destacou a importância da entrega e lembrou que a obra ficou abandonada durante anos.

“Hoje estamos entregando muito mais do que um prédio. Estamos devolvendo dignidade ao nosso povo. Essa obra ficou parada por anos, sem servir à população. Agora, ela se transforma em um moderno equipamento de saúde que vai beneficiar milhares de pessoas todos os meses. É a prova de que quando existe compromisso, as obras saem do papel e chegam à vida das pessoas.”

A unidade teve sua construção interrompida ainda no início durante a gestão anterior. Além da paralisação da obra, recursos vinculados ao programa do Ministério da Saúde, estimados em cerca de R$ 680 mil, foram retirados da conta destinada à unidade de saúde.

A inauguração reuniu um grande público e contou com a presença do ex-secretário municipal de Saúde, Dr. Hugo Rabelo, da secretária interina de Saúde, Dra. Lúcia Brito, dos vereadores Tadeu do Hospital, Gerson Sousa, Aldo da Clipsi, Vicente de Vevéi e Patrícia de Bacana, lideranças políticas, além de secretários municipais, diretores, servidores e colaboradores da gestão.

Para a administração municipal, a entrega da UBS São João II representa mais um passo no fortalecimento da saúde pública, ampliando o acesso da população aos serviços básicos e especializados e consolidando um novo momento para a rede municipal de saúde de São José do Egito.

Compartilhamento

Lucas Ramos prestigia a 53ª edição da Jecana do Capim em Petrolina

Da Assessoria – O deputado federal Lucas Ramos (PSB) participou, neste fim de semana, da 53ª edição da Jecana do Capim, realizada na zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Considerada a maior festividade do gênero no Brasil, o evento cultural e esportivo reuniu milhares de pessoas e contou com a presença de diversas lideranças políticas da região, entre elas o pré-candidato a deputado estadual Elismar Gonçalves.

Durante a visita, Lucas Ramos acompanhou de perto a tradicional corrida de jegues, principal atração do evento. A competição mantém vivo o legado e a história de seu idealizador, o saudoso radialista Carlos Augusto Amariz. O parlamentar destacou a importância de preservar a identidade cultural do homem do campo e o impacto econômico da festividade para o comércio local.

“A Jecana do Capim é uma das maiores expressões da cultura e da identidade do Sertão. Estar aqui é renovar o nosso compromisso com o fortalecimento das tradições que geram orgulho, movimentam a economia local e mantêm viva a história do nosso povo”, afirmou o deputado federal.

Ao lado de Elismar Gonçalves, de ex-vereadores, líderes comunitários e expressivas lideranças políticas de Petrolina, Lucas Ramos aproveitou a agenda para dialogar diretamente com o público presente. O deputado federal reafirmou o compromisso do seu mandato com o desenvolvimento da comunidade do Capim, assegurando a continuidade das ações voltadas à infraestrutura, ao abastecimento hídrico e ao fortalecimento da agricultura familiar na região.

Compartilhamento

Lula deve dividir apoios entre Raquel e João em Pernambuco, diz coordenador de campanha

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá contar com um palanque duplo em Pernambuco nas eleições de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta semana, na qual o ministro tratou da estratégia política do governo para a disputa presidencial.

Responsável pela articulação da campanha de reeleição de Lula no Nordeste, Dias defendeu uma organização política construída a partir das realidades estaduais e indicou que o presidente deverá buscar apoio simultâneo da governadora Raquel Lyra (PSD) e do ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), adversários na disputa pelo Governo de Pernambuco.

“Estamos trabalhando com mais de um palanque em vários estados: Maranhão, Paraíba, Pernambuco”, afirmou o ministro. Questionado sobre a existência de um palanque duplo no estado, respondeu: “Sim. Lá temos o João Campos e a Raquel Lyra”.

Ao justificar a estratégia, Wellington Dias lembrou o posicionamento adotado por Raquel Lyra na eleição presidencial de 2022. “Vamos lembrar que ela se colocou primeiro como oposição e, no segundo turno, teve uma posição mais de neutralidade, mas uma parte considerável do nosso time ficou com ela”, declarou.

A sinalização reforça uma tendência de aproximação entre o governo federal e a governadora pernambucana. Raquel Lyra passou a estreitar relações com o Palácio do Planalto ao longo do mandato, participando de agendas com Lula e ampliando parcerias administrativas com a União.

Ao mesmo tempo, João Campos é hoje um dos principais aliados do presidente no Nordeste. Integrante do PSB, partido que ocupa a vice-presidência da República com Geraldo Alckmin, o ex-prefeito do Recife mantém alinhamento político com o PT em Pernambuco.

Impacto do palanque duplo

Com a estratégia de manter pontes com os dois grupos, Lula busca uma vantagem eleitoral no estado, onde obteve ampla votação em 2022. Para Raquel Lyra, a perspectiva de dividir o palanque de Lula com João Campos pode fortalecer sua tentativa de ampliar o diálogo com o eleitorado de centro e centro-esquerda.

Por outro lado, a possibilidade de um palanque duplo não é o cenário considerado ideal pelo grupo político de João Campos. Aliados do socialista defendem que a candidatura ao Palácio do Campo das Princesas tenha o apoio exclusivo de Lula e do PT no estado. A avaliação é que um alinhamento formal apenas com João evitaria a divisão de um ativo eleitoral considerado estratégico na disputa estadual. (JC Online)

Compartilhamento

Sindicato dos Odontologistas emite nota de repúdio contra Márcia Conrado

O Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (SOEPE) divulgou uma carta aberta direcionada à prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), na qual faz duras críticas à gestão municipal e denuncia o que classifica como desmonte da odontologia pública e desrespeito aos profissionais da categoria.

Assinada pela presidente do sindicato, Prof.ª Dra. Amitis Vieira Costa e Silva, a nota afirma que a entidade tenta, sem sucesso, abrir canais de diálogo com a administração municipal há mais de cinco anos. Segundo o SOEPE, diversos pedidos de audiência para discutir pautas da categoria teriam sido negados pela gestão.

Entre as principais reclamações apresentadas pelo sindicato está o não cumprimento do piso salarial dos cirurgiões-dentistas. A entidade afirma que os profissionais do município recebem R$ 2.060,00 há cerca de 12 anos, valor que estaria abaixo do piso previsto pela Lei Federal nº 3.999/61 para uma jornada de 20 horas semanais.

O documento também questiona a ausência do pagamento de adicional de insalubridade aos profissionais da odontologia, alegando que a categoria atua diariamente exposta a riscos químicos, físicos e biológicos. Outro ponto levantado pelo sindicato é a utilização de contratos temporários, prática que, segundo a entidade, contribui para a precarização dos vínculos de trabalho e enfraquece o serviço público.

Na carta, o SOEPE critica ainda a postura da prefeita, que é cirurgiã-dentista de formação, e afirma que a categoria esperava maior valorização dos profissionais da área durante sua gestão.

Ao final do documento, o sindicato informa que pretende formalizar denúncias sobre as irregularidades apontadas junto aos órgãos de controle e fiscalização competentes. A entidade também reafirma que continuará cobrando medidas para garantir melhores condições de trabalho e valorização dos cirurgiões-dentistas que atuam na rede municipal.

CARTA ABERTA À PREFEITA MÁRCIA CONRADO.

AO DESMONTE DE ODONTOLOGIA EM SERRA TALHADA E AO DESRESPEITO À CATEGORIA

DO: Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (SOEPE)

PARA: Prefeita Márcia Conrado e População de Serra Talhada – PE

Era uma vez uma prefeita dentista que despreza a própria Odontologia. Como entender esse paradoxo? O SOEPE explica.

Bem-vindos a Serra Talhada, município governado por uma gestora que se elegeu pelo Partido dos Trabalhadores (PT) — legenda historicamente ligada à defesa do fortalecimento dos direitos trabalhistas —, mas que, desde que assumiu o Executivo, trancou as portas para o diálogo democrático com a sua própria categoria.

A Sra. Márcia Conrado é dentista de formação. Lembramos publicamente à gestora que ela possui — guardado em alguma gaveta ou parede — um diploma de Bacharelado em Odontologia. É por isso que a categoria assiste, com profunda indignação e perplexidade, à condução de seu mandato. Nunca se viu tanto descaso e desrespeito com os cirurgiões-dentistas que hoje atuam sob a égide do município.

O que deveria ser uma vantagem técnica e política transformou-se em um retrocesso. Há cinco anos e meio, a gestão municipal mantém as portas fechadas para as entidades representativas. Diante desse cenário caótico, cabe a pergunta: a prefeita já exerceu a Odontologia na ponta do serviço público? Já sentiu a realidade de quem se qualifica para entregar uma saúde digna ao povo, sem o devido amparo do governo? Acreditamos que não.

SOEPE e as demais entidades de classe vêm a público expor a gravidade da situação através de quatro pontos críticos: 

1. Descumprimento Escandaloso do Piso Salarial (Lei nº 3.999/61)

  • O que diz a Lei Federal: A remuneração fixada para a jornada de 20 horas é de R$ 3.636,00. 
  • A realidade de Serra Talhada: Os cirurgiões-dentistas do município amargam, há 12 anos, o congelamento salarial em R$ 2.060,00. 
  • São mais de uma década sem o reajuste de sequer um real. Uma defasagem vergonhosa e injustificável.

2. Negativa Ilegal do Adicional de Insalubridade

A prefeita, eleita sob a bandeira dos trabalhadores, nega o pagamento do adicional de insalubridade à categoria. Os profissionais atuam diariamente expostos a riscos químicos, físicos e biológicos inerentes à prática odontológica. Trata-se de um desrespeito frontal às leis trabalhistas do país.

3. Precarização dos Vínculos e Desmonte do Serviço Público 

Há uma prática recorrente de contratações precárias por meio de contratos temporários em caráter de urgência. 

  • Afronta à Constituição: A saúde é um direito universal e contínuo. Não há oscilação demográfica que justifique contratos emergenciais sucessivos, senão a clara intenção de burlar o concurso público e enfraquecer a Odontologia serra-talhadense.

4. Recusa Sistemática de Diálogo (Postura Antidemocrática) 

Todas as tentativas de audiência solicitadas pelo SOEPE para discutir a valorização profissional foram terminantemente negadas pela prefeita.

Clamor por Justiça e Providências Legais

A Odontologia de Serra Talhada pede socorro. Diante dos fatos expostos, o SOEPE reafirma que ninguém está acima da lei. Esta nota não é apenas um protesto, mas o anúncio de que todas as irregularidades aqui apontadas serão formalizadas e denunciadas às autoridades competentes e órgãos de controle fiscalizador.

Trabalharemos incansavelmente para que os cirurgiões-dentistas sejam tratados com a dignidade e o respeito que merecem. Se a prefeita não se digna a receber o sindicato para dialogar, que use o poder de sua caneta para fazer justiça ética, social e moral pelos seus colegas de profissão.

Recife/Serra Talhada, Pernambuco.

Prof.ª Dra. Amitis Vieira Costa e Silva, 

Presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco – SOEPE

Compartilhamento

Flores divulga a programação do São João das Tradições

O Governo Municipal de Flores, através da Secretaria de Turismo e Eventos, apresenta a programação oficial do “São João das Tradições 2026”. Com o slogan “#OMaiorSãoJoãoDasTradiçõesDaRegião”, o evento se consolida como um dos principais polos juninos da região, unindo grandes atrações nacionais e a valorização da cultura local.

Destaques da Programação Geral
As festividades percorrem a sede, distritos e povoados , garantindo a descentralização da cultura.

O evento conta com uma grade dedicada exclusivamente aos talentos da terra e manifestações tradicionais. No Polo Junino é um ponto de encontro com programação cultural, comidas típicas, apresentações juninas, etc.

Serviço
Evento: São João das Tradições 2026.
Local: Flores – PE (Sede, Povoados do Tenório, Saco do Romão, Santana das Almas, Distrito de Sítio dos Nunes e Bairro Alto Pedro de Souza).
Realização: Governo Municipal de Flores e Secretaria de Turismo e Eventos.
Apoio: Governo de Pernambuco, Empetur e Fundarpe.

Compartilhamento

Marconi desembarca em Petrolina e intensifica articulação no Vale do São Francisco

Da Assessoria – Marconi Santana desembarcou, na manhã desta sexta-feira, em Petrolina, principal cidade do Sertão do São Francisco, para cumprir uma agenda política que deve se estender por todo o final de semana. A chegada à região marca mais um movimento estratégico da sua pré-campanha, que vem ganhando corpo com visitas, encontros reservados e conversas com lideranças em diferentes municípios de Pernambuco.

Em Petrolina, Marconi iniciou a agenda ao lado de amigos, apoiadores e lideranças locais. Entre os presentes, estiveram Peixoto, Bispo Edvaldo, Expedito Nogueira, Val da Saúde, Givonaldo Refrigeração, Edilson, Ednarte e Paulo Lima, nomes que reforçam a articulação política em torno do seu projeto.

O Vale do São Francisco é considerado uma das regiões mais importantes do estado, tanto pelo peso econômico quanto pela força política. Por isso, a presença de Marconi em Petrolina não é apenas simbólica. É também um gesto claro de aproximação com lideranças sertanejas e de ampliação da sua base de diálogo.

Com atuação firme e presença cada vez mais constante no cenário político, Marconi tem apostado numa pré-campanha de contato direto, valorizando a conversa olho no olho, a escuta política e a construção de apoios consistentes, sem perder o ritmo de quem sabe ocupar espaço e articular nos bastidores.

Ao longo do final de semana, a expectativa é de que Marconi cumpra novos compromissos na região, dando sequência a uma agenda que tem sido marcada por encontros políticos, fortalecimento de alianças e movimentação nos bastidores.

Compartilhamento

Itapetim inicia Arraiá das Escolas com programação cultural

O município de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano, iniciou, na terça-feira (02), a programação dos Arraiás das Escolas da rede municipal de ensino. A abertura ocorreu na Escola Jucarli Henrique Alves, localizada no Sítio Lagoa do Catolé, com apresentações culturais realizadas pelos alunos, destacando elementos das tradições juninas.

O Arraiá das Escolas integra o Circuito Junino de Itapetim e é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo.

Na continuidade da programação, na noite desta quarta-feira (03/06), a Escola Cristina Salvador de Lucena, no Sítio Ambó, também realizou o seu arraiá. A programação contou com apresentações dos estudantes, além de uma quadrilha adulta formada por pais e moradores da comunidade. A animação musical ficou por conta de Deda do Acordeon.

As atividades seguem com a seguinte programação:

  • Escola Hermenegildo Teixeira (Sítio Mocambo) – 05/06, às 16h
  • Escola Walfredo Siqueira (Distrito de São Vicente) – 05/06, às 18h
  • Escola Tereza Ferreira (Sítio Logradouro) – 06/06, às 17h30
  • Escola Antônio Piancó (Sede) – 08/06, às 13h
  • Escola Raimundo Jubileu (Sítio Lagoa da Jurema) – 08/06, às 18h30
  • Escola Francisco Lopes (Sítio Santo Antônio de Lima) – 09/06, às 16h
  • Escola Pedro e Maria (Distrito de Piedade) – 10/06, às 16h
  • Escola Paulino Amaro (Distrito de Piedade) – 10/06, às 18h
  • Escola Adealdo Equimedes (Sede) – 11/06, às 17h
  • Escola Santo Antônio (Sede) – 12/06, às 18h

A prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico, equipe da Secretaria de Educação, equipes escolares, secretários e diretores municipais, vereadores e moradores das comunidades prestigiam ativamente os eventos.

Compartilhamento

Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar a própria mãe em Serra Talhada

Um homem foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (04), no Centro de Serra Talhada, por descumprimento de medida protetiva de urgência. A ocorrência foi atendida por policiais do 14º BPM após acionamento da Central de Operações.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi encontrado em frente à residência da própria mãe, que é beneficiária da medida protetiva. A vítima relatou que estava em repouso após tomar medicação para controle da pressão arterial quando o filho chegou ao imóvel, batendo insistentemente à porta e pedindo dinheiro.

Ainda segundo o boletim policial, durante o deslocamento para a Delegacia de Polícia Civil, o homem ameaçou a mãe, afirmando que, caso fosse preso, a situação ficaria pior quando ele fosse solto. Diante dos fatos, ele foi autuado em flagrante e encaminhado à delegacia para as providências cabíveis.

Compartilhamento

TRE reconhece lisura e libera divulgação de pesquisa Múltipla em Pernambuco

Do Blog Nill Júnior

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-07611/2026, realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas.

A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo.

A pesquisa havia sido suspensa por decisão liminar em representação apresentada pelo MDB de Pernambuco, que questionava a regularidade do levantamento.

Entre os argumentos apresentados pelo partido estavam dúvidas sobre a capacidade financeira do instituto para custear a pesquisa com recursos próprios, a situação cadastral da empresa perante a Receita Federal e uma suposta divergência quanto ao contratante do levantamento.

Ao analisar o pedido de reconsideração formulado pelo Instituto Múltipla, o magistrado concluiu que os documentos apresentados pela empresa demonstraram sua capacidade econômica para financiar a pesquisa.

O relator também entendeu que a empresa permanece juridicamente existente e apresentou certidões de regularidade fiscal, trabalhista e junto ao FGTS.

Outro ponto analisado foi a histórica parceria com o Blog Nill Júnior.

No julgamento, o relator apreciou o pedido de reconsideração contido na peça e decidiu reformar a medida anterior.

Com isso, o TRE-PE determinou a liberação da divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o nº PE-07611/2026, revogando os efeitos da suspensão anteriormente imposta.

O processo tem o número 0600257-85.2026.6.17.0000.

Os dados 

A pesquisa estimulada trouxe Raquel Lyra com 43%, contra 39% do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos, do PSB. Ivan Moraes, do PSOL, apareceu com 2%.

Considerando a margem de erro, de 3% para mais ou para menos, o quadro é de empate técnico.

Na simulação de segundo turno, Raquel Lyra teve 44% e João Campos, 41% dos votos.

Compartilhamento

Itapetim sedia XI Encontro Nacional de Capoeira

O município de Itapetim (PE), sediou o XI Encontro Nacional de Capoeira, reunindo capoeiristas de diversas regiões do Brasil em uma grande celebração da cultura e do esporte ao longo de três dias.

A abertura do evento aconteceu na noite da sexta-feira (29), na Praça Poeta Rogaciano Leite, marcando o início das atividades com a presença de mestres, contramestres, alunos e praticantes da capoeira. O momento contou com a participação do vice-prefeito Chico, do secretário de Cultura e Turismo, Vandivaldo, sua equipe, do coordenador da Casa das Juventudes, Benone Henrique, além de secretários, diretores municipais e do poeta Lenelson Piancó.

No sábado (30), a programação teve continuidade no município de Brejinho, fortalecendo a parceria entre as cidades e ampliando o alcance do evento.

O encerramento aconteceu no domingo (31), na quadra da Escola Tereza Torres, com a realização do XVIII Batizado, Troca de Cordas e Formaturas, encerrando o encontro com um momento marcante de valorização cultural e reconhecimento aos capoeiristas.

O evento foi realizado pelo Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Casa das Juventudes. A organização ficou por conta do Mestre Formigão e alunos do Projeto Capoeira Social da Casa das Juventudes, com supervisão geral do Mestre Pererê, de São Paulo.

A gestão municipal destacou o compromisso com o fortalecimento das manifestações culturais e o incentivo à prática da capoeira, reforçando a importância de ações que valorizem as tradições e promovam a integração da juventude.

O XI Encontro Nacional de Capoeira consolidou-se como um importante momento de celebração cultural em Itapetim, reunindo tradição e valorização das raízes brasileiras.

Compartilhamento
whatsapp