Quem serão os deputados de Márcia?
Uma verdadeira reviravolta marcou a política de Serra Talhada na última semana com a aproximação da prefeita Márcia Conrado com o Avante dos irmãos Oliveira.
Se a aliança se concretizar, o que deverá acontecer ainda essa semana, a prefeita terá fechada sua chapa de deputados para 2026, uma vez que o acordo com os Oliveira gira em torno do apoio da petista à candidatura de Sebastião para deputado estadual.
Assim, Márcia votará e pedirá votos para dois deputados não petistas em 2026, Fernando Monteiro e Sebastião Oliveira, frustrando os planos de Doriel Barros, que estava há tempos cortejando a prefeita para ser o estadual governista na Capital do Xaxado.
Além de não apoiar deputados petistas, Márcia também deverá marchar contra o próprio partido na eleição estadual ao apoiar a reeleição de Raquel Lyra, que provavelmente enfrentará João Campos, tendo o PT como aliado do socialista.
Por outro lado, governistas contam aos quatro cantos que a prefeita vem estreitando as relações com João Campos, sob orientação do alto comando do PT nacional. Se essa versão se concretizar, Márcia pode abandonar Raquel depois de ter se beneficiado politicamente do governo da tucana.
Resta saber como Doriel Barros vai lidar a partir de agora com a conduta da petista, considerando que a aliança dela com Sebá derruba os planos dele de apoio em Serra Talhada. Ele continuará abonando as manobras políticas de Márcia de olhos fechados? Ou a orientação do PT estadual é não apoiar petistas ou candidatos de esquerda para enfraquecer as pautas sociais e favorecer a ascensão do bolsonarismo em 2026?
E Marília?
A negociação entre Avante e PT em Serra Talhada gera automaticamente a pergunta: e o Solidariedade? Como fica o partido de Marília Arraes, que vem rodando o estado e construindo alianças junto com o Avante? Marília vai pro palanque de Márcia? E se for, o que ganharia a ex-deputada entregando a legenda a petista?
Se a galega tiver memória curta já deve ter esquecido que foi demonizada e atacada com fake news por aliados e até colaboradores da prefeita em 22022. Marília foi escurraçada do governo e ignorada completamente durante as inaugurações de obras com recursos de emendas dela. A ordem de cima era não tocar no nome da deputada em nenhuma circunstância.
E Waldir?
O que pensa o presidente municipal do Solidariedade, Waldir Tenório? Vai obedecer Marília e apoiar Márcia caso a galega mande?
Nada de petistas
Com essa movimentação, quem serão os deputados de Márcia: Sebastião e Waldemar (ou Marília/ Maria) ou Doriel e Fernando Monteiro?