Prefeitura de Serra inicia retirada de lixão após determinação do TCE


A Prefeitura de Serra Talhada começou a retirar os resíduos do lixão a céu aberto localizado nas imediações do Distrito Industrial após determinação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

Na Medida Cautelar 23101101-5, o tribunal determinou que o governo Márcia retire todo o lixo do local até o próximo dia 31 de dezembro. A cautelar foi deferida após o TCE enviar um grupo de auditores para averiguar as denúncias feitas nos últimos dias pelo vereador Vandinho da Saúde.

O recolhimento dos resíduos foi registrado pela própria gestão municipal, que chegou a fazer um vídeo no local, mas depois deletou o conteúdo das redes sociais. No vídeo, a jornalista Anne Barros informou que quatro carretas e três caçambas estavam recolhendo os resíduos do terreno para levar para o Aterro Sanitário Pajeú, em Afogados da Ingazeira.

A estratégia da comunicação do governo foi bastante criticada pela oposição, alegando que a prefeitura estaria fazendo publicidade encima de um crime ambiental. “A prefeitura faz propaganda até de um crime ambiental, quanto será que custou esse vídeo”, questionam opositores.

A pergunta que fica é por que a prefeitura deixou acumular oito metros de lixo em um terreno sem nenhum tipo de proteção para evitar danos ambientais? Por que esperar uma determinação do TCE para agir corretamente?

IRREGULARIDADES

O TCE constatou não impermeabilização do solo, com a consequente contaminação do solo e do Açude do Angico; formação de chorume, em razão da gestão temerária da estação; cercas de contenção precárias, com a contaminação das áreas externas com resíduos sólidos mais leves, como sacos plásticos; presença de catadores, com risco de contaminação; existência de muitos urubus na área de transbordo (ressaltando-se a proximidade com o aeroporto do município); entrada do transbordo com livre acesso, sem qualquer porteira ou sinalização; pilha de lixo com mais de 8 metros, tendo apenas uma única carreta para fazer o transbordo de todo o RSU para o aterro em Afogados da Ingazeira, localizado a 84 km de Serra Talhada.

O OUTRO LADO

O blog tentou ouvir a secretária de Serviços Públicos, Simone Daniel, mas ela não quis se manifestar sobre o assunto.

Compartilhamento

« Voltar


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *