Homem é preso por dívida de pensão alimentícia em Serra Talhada

Um homem foi preso na noite da quinta-feira (11) no bairro Cagep, em Serra Talhada, durante uma operação conjunta realizada por policiais militares do 14º BPM, com apoio das equipes da Malhas da Lei e do serviço de inteligência da unidade.

Segundo a Polícia Militar, as equipes realizavam diligências para cumprir mandados judiciais em aberto quando localizaram o suspeito no endereço alvo da operação. Após consulta aos sistemas oficiais, foi constatada a existência de um mandado de prisão cível expedido pela Vara Única da Comarca de Ipubi, em razão de débito alimentar.

De acordo com a PM, o homem foi informado sobre a ordem judicial e detido sem oferecer resistência. Não houve necessidade do uso de força física durante a abordagem.

Após a prisão, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais e ficou à disposição da Justiça.

Compartilhamento

Condenado por homicídio é preso em Afogados da Ingazeira

Um homem condenado pelo crime de homicídio foi preso na quinta-feira (11), no bairro Padre Pedro Pereira, em Afogados da Ingazeira, durante uma ação conjunta das equipes do 23º BPM.

De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu após levantamentos realizados pelas equipes da Malhas da Lei e do serviço de inteligência (ASI/23º BPM). Com apoio da MO e da GT, os policiais localizaram o suspeito e deram cumprimento a um mandado de prisão criminal definitivo decorrente de condenação com trânsito em julgado.

Segundo a corporação, a ordem judicial foi expedida pela Vara do Único Ofício de Capela, em Alagoas, e tem validade até setembro de 2045.

Após a captura, o condenado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Afogados da Ingazeira para os procedimentos legais e ficou à disposição da Justiça.

Compartilhamento

MPPE recomenda a suspensão de contratações sem a observância da lei em Tabira

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça local, recomendou ao prefeito de Tabira e aos secretários e representantes dos Fundos Municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde que se abstenham imediatamente de realizar, prorrogar, aditivar ou autorizar quaisquer novas contratações diretas – seja por dispensa ou inexigibilidade de licitação – que possuam objetos idênticos ou assemelhados, especialmente aos serviços operacionais e burocráticos de apoio e assessoria em licitações.

Também foi recomendado aos gestores públicos que submetam ao devido processo licitatório regular, garantindo a ampla competitividade — uma vez que tais serviços carecem da singularidade técnica e intelectual exigidas para a inexigibilidade —, toda e qualquer futura demanda por serviços de apoio administrativo, assessoria burocrática em licitações e inserção de dados em plataformas oficiais, com ressalva daqueles realizados rotineiramente pelos próprios servidores do quadro administrativo.

A Promotoria de Justiça de Tabira constatou, no bojo do Inquérito Civil nº 01715.000.171/2025, que um bloco de contratações diretas, arrimadas no instituto da inexigibilidade de licitação, consubstanciadas em quatro instrumentos contratuais distintos e que todos os referidos ajustes contratuais foram firmados de modo simultâneo, na mesma data de 2 de maio de 2025, envolvendo multiplicidade de órgãos: o Fundo Municipal de Assistência Social, o Fundo Municipal de Educação, o Fundo Municipal de Saúde e a própria Prefeitura de Tabira. Os contratos tiveram como objeto a prestação de “serviços operacionais e burocráticos de apoio e assessoria em licitações”, com uma mesma empresa, que foi criada um pouco mais de seis meses antes da assinatura dos contratos.

Para o MPPE, é fática e juridicamente impossível que uma empresa embrionária, recém-constituída no mercado, detenha o vasto acervo técnico, a expertise consolidada e a reputação inquestionável exigidos pela Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) e pelas Cortes de Contas para legitimar a dispensa de concorrência pública por notória especialização; da mesma forma a natureza operacional dos serviços contratados trata-se de rotinas administrativas padronizadas e de baixíssima complexidade técnica, não justificando a dispensa por singularidade técnica.

Os gestores públicos têm o prazo de 10 dias para informar ao MPPE sobre o acatamento. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MPPE de 8 de junho de 2026.

Compartilhamento

Waldemar Oliveira reafirma o nome de Dueire para o Senado

Da Assessoria – “Foi no mínimo estranho que na entrevista que concedeu a CNN Brasil a Governadora Raquel Lyra não tenha citado entre os postulantes a formação de sua chapa, o Senador Fernando Dueire” afirmou o Deputado Federal Waldemar de Oliveira.

“Dueire é candidato natural a renovação do mandato,e faz um trabalho reconhecido
e respeitado em Pernambuco e no país. Tem aceitação da classe política das mais diversas matizes.

O Senador lidera a pauta municipalista, tem o apoio de mais de 100 prefeitos das mais diversas regiões do estado, e é autor e relator de projetos importantes para o país, tendo ajudado o governo de Pernambuco a destravar empréstimos e projetos de infraestrutura.” Ele é o nosso pré candidato a Senador mesmo não filiado ao Avante.”

Compartilhamento

SJE: Fredson inaugura unidade de saúde São João II

Gestão diz que unidade foi abandonada pelo governo de Evandro Valadares

Da Assessoria – Na noite desta segunda-feira (08), o prefeito Fredson Brito inaugurou a nova UBS São João II, uma das mais importantes obras da área da saúde dos últimos anos em São José do Egito. A unidade atenderá diretamente os moradores dos bairros Antônio Marinho, São João, Vila da COHAB e do Conjunto Habitacional Júnior Valadares.

Além da Unidade Básica de Saúde, o espaço também passa a sediar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ampliando significativamente os serviços oferecidos à população.

A nova estrutura conta com recepção ampla, consultórios médicos e odontológicos, farmácia, sala de vacinação, sala de observação, enfermagem, fisioterapia, acolhimento, esterilização, procedimentos, além de uma ala pediátrica e modernos equipamentos, incluindo um raio-x panorâmico bucal, reforçando a qualidade dos atendimentos.

Durante a solenidade, Fredson destacou a importância da entrega e lembrou que a obra ficou abandonada durante anos.

“Hoje estamos entregando muito mais do que um prédio. Estamos devolvendo dignidade ao nosso povo. Essa obra ficou parada por anos, sem servir à população. Agora, ela se transforma em um moderno equipamento de saúde que vai beneficiar milhares de pessoas todos os meses. É a prova de que quando existe compromisso, as obras saem do papel e chegam à vida das pessoas.”

A unidade teve sua construção interrompida ainda no início durante a gestão anterior. Além da paralisação da obra, recursos vinculados ao programa do Ministério da Saúde, estimados em cerca de R$ 680 mil, foram retirados da conta destinada à unidade de saúde.

A inauguração reuniu um grande público e contou com a presença do ex-secretário municipal de Saúde, Dr. Hugo Rabelo, da secretária interina de Saúde, Dra. Lúcia Brito, dos vereadores Tadeu do Hospital, Gerson Sousa, Aldo da Clipsi, Vicente de Vevéi e Patrícia de Bacana, lideranças políticas, além de secretários municipais, diretores, servidores e colaboradores da gestão.

Para a administração municipal, a entrega da UBS São João II representa mais um passo no fortalecimento da saúde pública, ampliando o acesso da população aos serviços básicos e especializados e consolidando um novo momento para a rede municipal de saúde de São José do Egito.

Compartilhamento

Lula deve dividir apoios entre Raquel e João em Pernambuco, diz coordenador de campanha

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá contar com um palanque duplo em Pernambuco nas eleições de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta semana, na qual o ministro tratou da estratégia política do governo para a disputa presidencial.

Responsável pela articulação da campanha de reeleição de Lula no Nordeste, Dias defendeu uma organização política construída a partir das realidades estaduais e indicou que o presidente deverá buscar apoio simultâneo da governadora Raquel Lyra (PSD) e do ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), adversários na disputa pelo Governo de Pernambuco.

“Estamos trabalhando com mais de um palanque em vários estados: Maranhão, Paraíba, Pernambuco”, afirmou o ministro. Questionado sobre a existência de um palanque duplo no estado, respondeu: “Sim. Lá temos o João Campos e a Raquel Lyra”.

Ao justificar a estratégia, Wellington Dias lembrou o posicionamento adotado por Raquel Lyra na eleição presidencial de 2022. “Vamos lembrar que ela se colocou primeiro como oposição e, no segundo turno, teve uma posição mais de neutralidade, mas uma parte considerável do nosso time ficou com ela”, declarou.

A sinalização reforça uma tendência de aproximação entre o governo federal e a governadora pernambucana. Raquel Lyra passou a estreitar relações com o Palácio do Planalto ao longo do mandato, participando de agendas com Lula e ampliando parcerias administrativas com a União.

Ao mesmo tempo, João Campos é hoje um dos principais aliados do presidente no Nordeste. Integrante do PSB, partido que ocupa a vice-presidência da República com Geraldo Alckmin, o ex-prefeito do Recife mantém alinhamento político com o PT em Pernambuco.

Impacto do palanque duplo

Com a estratégia de manter pontes com os dois grupos, Lula busca uma vantagem eleitoral no estado, onde obteve ampla votação em 2022. Para Raquel Lyra, a perspectiva de dividir o palanque de Lula com João Campos pode fortalecer sua tentativa de ampliar o diálogo com o eleitorado de centro e centro-esquerda.

Por outro lado, a possibilidade de um palanque duplo não é o cenário considerado ideal pelo grupo político de João Campos. Aliados do socialista defendem que a candidatura ao Palácio do Campo das Princesas tenha o apoio exclusivo de Lula e do PT no estado. A avaliação é que um alinhamento formal apenas com João evitaria a divisão de um ativo eleitoral considerado estratégico na disputa estadual. (JC Online)

Compartilhamento

Flores divulga a programação do São João das Tradições

O Governo Municipal de Flores, através da Secretaria de Turismo e Eventos, apresenta a programação oficial do “São João das Tradições 2026”. Com o slogan “#OMaiorSãoJoãoDasTradiçõesDaRegião”, o evento se consolida como um dos principais polos juninos da região, unindo grandes atrações nacionais e a valorização da cultura local.

Destaques da Programação Geral
As festividades percorrem a sede, distritos e povoados , garantindo a descentralização da cultura.

O evento conta com uma grade dedicada exclusivamente aos talentos da terra e manifestações tradicionais. No Polo Junino é um ponto de encontro com programação cultural, comidas típicas, apresentações juninas, etc.

Serviço
Evento: São João das Tradições 2026.
Local: Flores – PE (Sede, Povoados do Tenório, Saco do Romão, Santana das Almas, Distrito de Sítio dos Nunes e Bairro Alto Pedro de Souza).
Realização: Governo Municipal de Flores e Secretaria de Turismo e Eventos.
Apoio: Governo de Pernambuco, Empetur e Fundarpe.

Compartilhamento

Anchieta Patriota vai coordenar campanha de João Campos no Pajeú

Do Blog Nill Júnior

O ex-prefeito de Carnaíba e pré-candidato a deputado federal, Anchieta Patriota (PSB), foi citado entre as principais lideranças que irão contribuir com a coordenação regional do projeto político liderado pelo prefeito do Recife, João Campos, para as eleições de 2026. A informação foi confirmada ao blog.

De acordo com informações ao blog, João Campos decidiu estruturar sua campanha de forma regionalizada, contando com lideranças experientes e bem avaliadas em diferentes regiões de Pernambuco.

No Sertão do Pajeú, o núcleo gestor contará com a participação de Anchieta Patriota e Adelmo Moura, ex-prefeito de Itapetim. “A escolha reforça o reconhecimento à trajetória política de Anchieta, que administrou Carnaíba por quatro mandatos e é considerado uma das principais referências políticas da região”, destaca o PSB em nota.

A estratégia adotada pelo PSB busca valorizar lideranças com forte presença regional, conhecimento da realidade local e capacidade de articulação política. Nesse contexto, Anchieta também passa a desempenhar papel importante na construção do diálogo entre João Campos e os municípios do Pajeú.

“Com ampla experiência administrativa e trânsito político em diversas cidades sertanejas, Anchieta vem ampliando sua atuação regional nos últimos meses, participando de articulações e fortalecendo alianças em torno do projeto socialista para Pernambuco” destaca a nota.

“Conhecer o Sertão, ouvir o povo e construir pontes sempre fizeram parte da nossa caminhada. Recebo essa missão com responsabilidade e compromisso de contribuir com um projeto que pensa o futuro de Pernambuco”, destacou Anchieta.

A composição regional definida por João Campos demonstra a importância estratégica do Pajeú no cenário estadual e coloca Anchieta Patriota entre os nomes de influência política na construção do projeto que o PSB prepara para 2026.

Compartilhamento

Delegado preso por tráfico de drogas na Paraíba

O delegado da Polícia Civil Braz Morroni e dois agentes presos na manhã desta terça-feira (2), durante uma operação contra o tráfico de drogas em João Pessoa, serão afastados das funções e podem ser expulsos da corporação. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes.

A operação “Perfidus” investiga uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas, corrupção e vazamento de informações sigilosas. Segundo a Polícia Civil, agentes públicos usavam a estrutura do Estado para favorecer o grupo criminoso.

O secretário destacou que, além das medidas judiciais já adotadas; como prisões, buscas e apreensões e afastamento das funções; também haverá desdobramentos administrativos.

No documento judicial, Braz Morroni é descrito como alguém que teria participação ativa no esquema. Segundo o documento, ele não apenas toleraria as ações dos subordinados da Polícia Civil, mas seria beneficiário direto dos lucros obtidos com a venda de drogas desviadas. 

A investigação sustenta que Braz Morroni recebia repasses de dinheiro provenientes das negociações realizadas pelos investigadores, cobrava rapidez na recuperação de valores referentes a drogas vendidas a prazo e utilizava sua posição hierárquica para oferecer proteção institucional ao grupo. 

A decisão cita transferências financeiras feitas por Everton Aires, um dos integrantes dessa organização criminosa, para contas ligadas ao delegado, além de conversas interceptadas que indicariam a reserva de uma parcela dos lucros para Braz em operações de tráfico e comércio ilícito de drogas. 

Também é mencionado que, em dezembro de 2025, o delegado teria comparecido pessoalmente à delegacia para receber sua parte dos recursos arrecadados com o tráfico de drogas. 

Por esses elementos, o magistrado que autorizou a prisão, entendeu haver indícios de participação direta do delegado na estrutura criminosa, determinando sua prisão temporária, afastamento do cargo, bloqueio de bens e suspensão do porte de armas. 

Em audiência de custódia realizada pela Justiça após a prisão, foi mantida a prisão temporária de Braz Morroni, nesta terça-feira (2). Ele foi encaminhado para o Presídio Especial do Valentina, em João Pessoa. (G1 PB)

Compartilhamento

Moradores e ativistas denunciam matança de gatos na Manoel Pereira Lins, em Serra Talhada

Moradores e ativistas da causa animal denunciam uma sequência de envenenamentos de gatos na Rua Manoel Pereira Lins, em Serra Talhada. De acordo com informações encaminhadas ao Blog Juliana Lima, diversos animais já foram encontrados mortos na rua e também nas imediações da localidade nos últimos dias, causando revolta e preocupação entre os moradores.

Diante da situação, a população cobra uma resposta das autoridades e pede o reforço das ações de fiscalização e investigação para identificar os responsáveis pelos crimes de maus-tratos contra os animais. A comunidade também reivindica medidas mais efetivas para impedir que novos casos continuem acontecendo.

O episódio reacende o debate sobre a crueldade contra os animais e lembra o caso de grande repercussão registrado recentemente em Teixeira, na Paraíba, onde a matança de cães por envenenamento chocou toda a região. Enquanto não houver identificação dos autores e punição dura e exemplar para quem pratica esse tipo de crime, casos como esses continuarão acontecendo e gerando indignação na sociedade.

Imagem ilustrativa

Compartilhamento

Gilson Machado Filho registra boletim de ocorrência contra prefeito de São José do Belmonte

O vereador do Recife, Gilson Machado Filho, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Boa Viagem, no Recife, contra o prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques, em decorrência do episódio ocorrido no último final de semana durante a Cavalgada à Pedra do Reino.

Segundo Gilson, ele teria sido ameaçado e intimidado pelo gestor municipal durante o evento. O caso repercutiu nas redes sociais e no meio político.

Em nota divulgada à imprensa, Vinícius Marques negou as acusações. O prefeito afirmou que apenas fez um alerta ao vereador, com o objetivo de evitar qualquer situação de hostilização em meio à multidão presente na festividade. De acordo com o gestor, sua fala teve caráter de aconselhamento e preocupação, sem qualquer intenção de ameaça ou intimidação.

Compartilhamento

Paraná Pesquisas divulga esta semana novo levantamento para o governo de Pernambuco

O Paraná Pesquisas deve divulgar no próximo sábado (6) seu novo levantamento de intenção de voto para o governo de Pernambuco. Serão 1.500 entrevistas realizadas quarta e sexta-feira. A margem de erro será de 2,6 pontos percentuais.

A publicação da sondagem ocorrerá uma semana depois de o Datafolha indicar uma virada na disputa, com a governadora Raquel Lyra (PSD) na liderança de uma projeção de segundo turno contra o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB), por 51% a 44%.

No primeiro turno, a governadora atingiu 48%, ante 43% do ex-prefeito da capital.

Será a primeira pesquisa após a virada da governadora Raquel Lyra registrada pelo Multipla e DataFolha.

Compartilhamento

Prefeito Vinicius Marques nega ameaça e intimidação contra Gilson Machado Filho

O prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques, divulgou uma nota de esclarecimento após a repercussão de um vídeo gravado durante a Cavalgada à Pedra do Reino envolvendo o vereador do Recife, Gilson Filho.

No comunicado, o gestor afirma que não fez ameaças ao parlamentar, nega qualquer atitude de intimidação e sustenta que sua fala foi retirada de contexto. Segundo Vinícius, o que houve foi apenas um conselho de prudência diante da grande concentração de pessoas no evento.

Leia a nota:

Tenho acompanhado a repercussão de um vídeo divulgado pelo vereador Gilson Filho durante sua passagem por São José do Belmonte e considero importante esclarecer os fatos.

Gilson Filho nunca havia visitado nossa cidade e escolheu justamente a semana da Cavalgada à Pedra do Reino, o evento cultural mais importante do nosso povo, para gravar vídeos com conteúdo político direcionado a adversários.

Ao encontrá-lo, não fiz qualquer ameaça. Quem me conhece sabe que este não é o meu perfil. Nunca tive histórico de violência, agressões ou intimidações. Minha vida sempre foi pautada pelo diálogo, pelo respeito e pela construção de amizades.

O que procurei dizer foi algo simples: grandes eventos populares reúnem milhares de pessoas, muitas delas movidas por fortes paixões políticas, culturais e emocionais. Em ambientes assim, provocações desnecessárias podem gerar reações de terceiros. Meu comentário foi um conselho de prudência, não uma ameaça.

Lamento que um trecho isolado da conversa tenha sido retirado de contexto e utilizado para construir uma narrativa diferente daquela que realmente ocorreu.

Belmonte continuará sendo uma terra acolhedora, de gente trabalhadora, que valoriza suas tradições e recebe bem todos aqueles que vêm em paz para conhecer nossa história.

Vinícius Marques
Prefeito de São José do Belmonte

Compartilhamento

Gilson Machado sai em defesa do filho após episódio com prefeito de Belmonte

O ex-ministro Gilson Machado Neto se pronunciou nas redes sociais sobre o episódio envolvendo seu filho, Gilson Machado Filho, e o prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques, durante a Cavalgada Pedra do Reino, realizada neste final de semana.

Em publicação, Gilson afirmou que só tomou conhecimento do ocorrido posteriormente e saiu em defesa do filho. Segundo ele, Gilson Machado Filho agiu corretamente ao não informar o caso de imediato.

“Meu filho só me avisou agora o que tinha acontecido com ele e o prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques. Meu filho me conhece, ele fez bem em não ter avisado”, escreveu.

Na mesma postagem, o ex-ministro lamentou o episódio e classificou a situação como um caso de intolerância.“É lamentável que isso ainda ocorra no nosso estado. Intolerância a um cidadão honrado como meu filho”, declarou.

A manifestação repercutiu após o episódio registrado durante a tradicional Cavalgada da Pedra do Reino, em São José do Belmonte.

Compartilhamento

Mulher é detida após ferir companheiro com golpe de faca em Afogados da Ingazeira

Uma mulher foi detida na manhã deste sábado (30), no bairro Padre Pedro Pereira, em Afogados da Ingazeira, após uma ocorrência de lesão corporal envolvendo o companheiro.

De acordo com informações do 23º BPM, o efetivo foi acionado pela Central de Operações durante a Operação Carrossel de Fogo para verificar uma denúncia de agressão. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a suspeita em via pública apresentando sinais de embriaguez alcoólica e com manchas de sangue pelo corpo.

Segundo a Polícia Militar, a mulher indicou o local onde o fato teria ocorrido. No imóvel, os policiais encontraram vestígios de sangue na porta e na calçada. A vítima já havia sido socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o hospital local.

Em relato aos policiais, o homem informou que mantinha um relacionamento com a suspeita e que, após uma discussão, ela teria se dirigido à cozinha, pegado uma faca tipo peixeira e desferido um golpe na região superior direita do tórax, próximo ao ombro.

A vítima recebeu atendimento médico e estava em estado estável. Já a suspeita foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Afogados da Ingazeira, juntamente com a faca apreendida, para a adoção das medidas cabíveis.

Compartilhamento
whatsapp