Cleonice Maria vai representar o Pajeú na Conferência Nacional de Cultura
A Secretaria de Cultura de Pernambuco realizou entre os dias 24 e 26 de novembro, a 5ª Conferência Estadual de Cultura (CEC-PE), em Gravatá. O evento teve como foco a “Democracia e Direito à Cultura”, temática instituída pelo Ministério da Cultura para a 4ª Conferência Nacional de Cultural, da qual a etapa estadual é integrante.
As discussões da 5ª CEC-PE foram realizadas a partir dos seguintes eixos propostos pelo Ministério da Cultura: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Durante a conferência foram eleitos os delegados que representarão Pernambuco na 4ª Conferência Nacional, que vai acontecer no próximo mês de março, em Brasília. O Sertão ficou com a maior delegação, com representantes de todas as regiões de desenvolvimento.
A região do Pajeú será representado em Brasília pela produtora cultural, presidente da Fundação Cabras de Lampião e conselheira titular do Conselho Estadual de Política Cultural – CEPC-PE, Cleonice Maria. Outro serra-talhadense eleito para representar o Setorial de Artesanato foi o artesão André Santana, das Marias Artesãs.
“Fui eleita representante do Sertão do Pajeú, na composição da delegação de Pernambuco para a 5ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em março de 2024, em Brasília. Sou atriz, dançarina, coreógrafa, produtora cultural, presidenta da Fundação Cultural Cabras de Lampião e Conselheira Titular (Sociedade Civil) do Conselho Estadual de Política Cultural”, disse Cleonice Maria.
Confira os delegados eleitos:
1 – RD Sertão do Pajeú
Cleonice Maria (Serra Talhada)
2 – RD Sertão São Francisco
Alfredo Neto (Santa Maria da Boa Vista)
3 – RD Sertão do Araripe
Luana Rachel Rodrigues da Costa (Bodocó)
4 – RD Sertão do Moxotó
Gabi Benedita (Arcoverde)
5 – RD Sertão de Itaparica
Deison Bezerra (Petrolândia)
6 – RD Sertão Central
Regina Bezerra (Salgueiro)
1 – Setorial: Produção Cultural/Sertão do São Francisco
Jeifa Alice Gericó (Santa Maria da Boa Vista)
2 – Setorial Matriz Idígena/Sertão de Itaparica
Shirleide (Petrolândia)
3 – Setorial de Áudio Visual/Sertão do Pajeú
Bruna Tavares (Afogados da Ingazeira)
4 – Setorial Literatura/Sertão de Itaparica
Regina Celi de Moraes Borges (Jatobá)
5 – Setorial Cultura Popular de Matriz Ibérica/Sertão do Moxotó
Rafael (Arcoverde)
6 – Setorial de Artesanato/Sertão do Pajeú
André (Serra Talhada)