Associação de professores lança nota de repúdio contra Márcia


A Associação dos Professores de Serra Talhada – APROST divulgou uma nota de repúdio contra a gestão da prefeita Márcia Conrado (PT), por não efetuar o pagamento de dezembro dos professores ativos da rede municipal de ensino neste final de ano.

De acordo com o presidente da APROST, Carlos Antônio, os pagamentos deveriam ter sido efetuados até esta sexta-feira (29), último dia útil de 2023, mas o governo Márcia não efetuou, deixando os professores sem salário num período crucial do ano.

“A gente lamenta essa situação, um vez que nesse momento do ano as famílias se reúnem em confraternização, porém sem os pagamentos, os professores não terão condições financeiras para subsidiar essas despesas, uma vez que estão tendo sua renda comprometida, além do comprometimento do planejamento das férias, momento merecido de descanso da categoria. Quem planejou viajar, por exemplo, ficou numa situação muito complicada sem o salário de dezembro”, lamentou Carlos Antônio.

Segundo Carlos Antônio, o governo alegou excesso de demandas para não efetuação dos pagamentos dentro do prazo útil. “O governo usou como justificativa para não efetuar os pagamentos que está com excesso de demandas, mas isso é inaceitável. Todos já sabiam que o banco estaria sem atendimento nesta sexta, portanto o pagamento deveria ter sido enviado antes”, afirmou.

Além da falta de pagamento, os professores estão na bronca pelo não pagamento do terço de férias até a data limite, que seria 28 de dezembro. “Todo ano o terço de férias é pago juntamente com o salário de dezembro, mas esse ano não pagaram nem o salário e nem o terço de férias”, alertou Carlos Antônio. Os professores tiveram conhecimento que o terço de férias só deverá ser pago no final de janeiro, o que está gerando revolta entre a categoria. Confira a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO 

A Associação dos Professores de Serra Talhada – APROST, vem a público LAMENTAR a NÃO LIBERAÇÃO dos pagamentos dos Salários dos Professores e Professoras Ativos da rede municipal de Serra Talhada, frustrando assim o planejamento desses Servidores em relação aos encontros de réveillon em família e demais acontecimentos peculiares deste momento do ano.

Entendemos que todos os procedimentos administrativos e orçamentários da Gestão Pública devem se direcionar pelos princípios e fundamentos legais, sendo os processos efetuados através de instituições financeiras, observados os calendários dessas instituições, para que determinadas datas de “conhecimento público” não sejam encaradas como eventuais, a exemplo da data de 29/12/2023, prevista pela FEBRABAN e BACEN, e dada publicidade antecipadamente, para fechamento das agências bancárias ao público com a finalidade de realização de balanço patrimonial, fato utilizado como desculpa para a não liberação desses pagamentos.

Fica registrada a nossa indignação pelo ocorrido, rogando que, no próximo dia 02/01/2023, esses Salários possam chegar nos bolsos de todos os Professores e Professoras da rede municipal de Serra Talhada.

Associação dos Professores de Serra Talhada – APROST

Compartilhamento

« Voltar


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *