Após denúncia, TCE-PE vistoria lixão a céu aberto em Serra Talhada
Uma equipe do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) esteve vistoriando a situação do lixão de Serra Talhada nesta terça-feira (26). Localizado às margens da BR-232, no Distrito Industrial, o local deveria servir apenas de transbordo do lixo para os aterros sanitários autorizados na região, mas vem sendo transformado em um grande lixão pela gestão Márcia Conrado.
A situação já vinha sendo denunciada ao Ministério Público, que orientou que a prefeitura se abstivesse de depositar lixo no local, por representar poluição ao meio ambiente e riscos à saúde da população do entorno. Apesar da orientação do MP, a Secretaria de Serviços Públicos permanece jogando lixo no espaço, como flagrou recentemente o vereador Vandinho da Saúde.
O parlamentar esteve no local e flagrou os caminhões contratados pela Prefeitura de Serra Talhada depositando lixo não compactado no terreno, que já tem uma pilha de dejetos de vários metros de altura. Vandinho levou a situação ao conhecimento do presidente do TCE-PE, Ranilson Ramos, que enviou uma equipe para fiscalizar o local e se comprometeu em determinar a interdição do lixão a céu aberto imediatamente.
“Reconheço a sua vigilante atuação e estou tomando providências ainda hoje para determinar a Prefeitura o fechamento imediato desse lixão. Peço que esteja atento e nos informando das providências.
A nossa tolerância e zero com lixões a céu aberto”, afirmou Ranilson Ramos.