Mãe denúncia bullying contra filho autista em escola de Tabira; prefeitura emite nota


Mãe de uma criança autista, Vanderleia Simone denunciou ao Blog Juliana Lima um caso de bullying praticado contra o filho dela de 7 anos, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Escola Municipal Dona Toinha,  em Tabira.

De acordo com o relato da mãe, o bullying  teria sido praticado por uma mediadora da escola. “Meu filho ontem chegou da escola em um desespero só, chorando e se tremendo. Eu perguntei: Enzo, o que aconteceu? e ele só falava por favor, pelo amor de Deus, me tira daquela escola mamãe. Eu perguntei novamente, por que Enzo, me fala, ai ele disse: a mediadora de Erik me chamou de orelhão e orelha de abano, eu fiquei com vergonha, todos ficaram olhando e rindo”, relatou Vanderleia.

A mãe diz que os profissionais da escola são todos atenciosos com a criança, a exceção seria somente a mediadora envolvida no caso. “Meu filho estuda na Escola Dona Toinha em Tabira. O pessoal da escola é super educado e carinhoso com meu filho, só essa mediadora que tirou esse bullying com meu filho e deixou ele traumatizado, sem querer ir a escola”, acrescentou a mãe, informando ainda que a mediadora teria sido demitida.

PREFEITURA EMITE NOTA

Após a denúncia da mãe, a Prefeitura de Tabira informou através de nota ao blog que a mediadora envolvida no caso foi afastada preventivamente, enquanto o município realiza uma apuração técnica dos fatos. Ainda, a criança receberá acompanhamento psicológico. Uma reunião entre a mãe da criança e a secretária de Educação, Aracelis Batista, está marcada para esta quarta-feira (30).

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Tabira, diante das informações divulgadas sobre um episódio ocorrido na Escola Municipal Dona Toinha, envolvendo uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

Assim que a situação chegou ao conhecimento da gestão escolar e da Secretaria, foram imediatamente adotadas as providências cabíveis. A profissional mencionada foi prontamente afastada de suas funções, de forma preventiva, enquanto a equipe técnica realiza a apuração completa dos fatos.

A senhora Vanderleia Simone, mãe do estudante, será recebida nesta quarta-feira, 30 de abril, pela Secretária de Educação, Aracelis Batista, em um diálogo pautado no acolhimento, respeito e na busca por soluções que garantam a segurança e o bem-estar do aluno. A equipe pedagógica da secretaria de Educação e Esportes também esteve reunida para tratar da situação.

O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) já foi acionado, e o estudante iniciará o acompanhamento com profissional psicóloga também nesta quarta-feira.

Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão, o respeito à diversidade e a proteção integral das crianças e adolescentes da nossa rede de ensino. A Secretaria de Educação e Esportes segue acompanhando de perto o caso, com a seriedade e responsabilidade que ele exige.

O Governo Municipal de Tabira permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos e reforça que não tolera práticas que violem os direitos e a dignidade dos nossos estudantes.

Tabira, 29 de abril de 2025
Secretaria Municipal de Educação e Esportes
Governo Municipal de Tabira

Compartilhamento

« Voltar


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *