Falta de confiança em Márcia dificulta candidatura de Breno a estadual


Opinião

Corre nos bastidores da política pernambucana que a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), enfrenta dificuldades para consolidar a candidatura do marido, Breno Araújo, a deputado estadual em 2026. A falta de confiança de lideranças do PSB e de aliados regionais em relação à prefeita tem sido apontada como o principal obstáculo para a formação de uma base sólida de apoio ao projeto político do casal.

Atualmente filiado ao PSB, Breno ainda não definiu se permanecerá no partido ou se migrará para o PT. A indefinição reflete o cenário de fragilidade política que envolve a prefeita e a dificuldade em articular apoios consistentes. Governistas em Serra Talhada tentam sustentar o discurso de que a candidatura de Breno teria sido resultado de um acordo com o prefeito do Recife, João Campos, em troca do apoio de Márcia à candidatura de João. No acordo, João teria se comprometido em apoiar exclusivamente Breno na região do Pajeú. No entanto, fontes ligadas ao PSB negam essa versão.

Segundo apurou o Blog Juliana Lima, o que existe é apenas um compromisso pontual. João Campos teria oferecido a Márcia o apoio de um vereador do Recife, nada além disso. A desistência do ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, de disputar uma vaga na Assembleia, não tem relação com um suposto acordo entre Márcia e João, mas sim com a baixa viabilidade eleitoral de Adelmo.

Dentro do PSB, há pressão por espaços e João Campos não teria motivos para concentrar as bases herdadas de lideranças como José Patriota nas mãos de Márcia, que tem sido vista por correligionários como uma figura política pouco confiável e propensa a romper compromissos. João busca acomodar bases para nomes como Waldemar Borges, Sileno Guedes, Diogo Moraes, Júnior Matuto, Rodrigo Farias e Romerinho Jatobá.

Mesmo assim, Breno Araújo conseguiu reunir alguns apoios pontuais: vereadores em Paulista, Recife, Itambé e Flores, além de parte da oposição de Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde e Betânia. Ainda assim, o cenário é desfavorável. Em Serra Talhada, a prefeita não detém controle total do grupo político e enfrenta divisões internas.

Uma pesquisa recente encomendada por João Campos teria mostrado que Breno tem apenas 9% das intenções de voto em Serra Talhada. A projeção é que, mesmo com uma campanha intensa e recursos elevados, ele alcance no máximo 10 mil votos na cidade. O quadro é agravado pela presença de nomes de peso, como Luciano Duque e Sebastião Oliveira, além de outros candidatos que correrão por fora, mas que também ajudarão a fatiar a votação em Serra, onde a previsão é que Duque seja majoritário.

Em São José do Belmonte, não há acordo fechado entre o grupo do prefeito Vinícius Marques e a prefeita Márcia para apoio a Breno. O anúncio do nome que deverá ser apoiado pelos governistas só sairá em abril. Os ex-prefeitos Romonilson Mariano e Marcelo Pereira  devem marchar com Luciano Duque, além do ex-vice-prefeito Antônio de Alberto e outras lideranças.

“Márcia não tem pra onde ir. Desde que deixou Raquel, ficou refém do PSB. Vai ter que comer a farinha que João oferecer. No PT, ela só conta com a simpatia de Humberto, mas colecionou atritos com quase todo mundo. Não terá vida fácil para eleger o marido por lá”, disse uma fonte ao Blog.

No PT, o cenário também não é favorável. Márcia conta com a simpatia do senador Humberto Costa, mas acumula atritos com outras lideranças da sigla. A prefeita ainda tenta se aproximar de gestores sertanejos ligados ao PSB, como Sandrinho Palmeira, de Afogados da Ingazeira, e Aline Karina, de Itapetim. Mas, por enquanto, não há nenhuma indicação de apoio. Pelo contrário, Sandrinho e Aline devem seguir a orientação de João Campos e apoiar outro nome do PSB, que ainda será definido.

Em meio a indefinições e desconfianças, o projeto de Márcia Conrado de eleger o marido se mostra cada vez mais difícil de consolidar. A prefeita tenta manter o discurso de unidade, mas, na prática, o isolamento político vem se tornando o principal entrave à viabilidade eleitoral de Breno Araújo.

Compartilhamento

« Voltar


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *