Brasil e 21 países condenam ataque americano à Venezuela em reunião da ONU


O Conselho de Segurança da ONU fez uma reunião de emergência nesta segunda-feira (5). O Brasil e outros 21 países condenaram o ataque americano à Venezuela. A Argentina e Trinidad e Tobago defenderam a operação. Os Estados Unidos disseram que aplicaram a lei.

Colômbia e Venezuela pediram a reunião. China e Rússia apoiaram. 29 países participaram. 15 são membros do conselho, entre permanentes e rotativos. Outros 14 estiveram presentes, incluindo o Brasil.

Na abertura, a subsecretária-geral da ONU, Rosemary DiCarlo, cobrou respeito às leis internacionais, incluindo à Carta da ONU, que proíbe o uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado.

Representantes de 27 países também discursaram, três a favor da operação. Além dos Estados Unidos, Argentina e Trinidá e Tobago, 24 criticaram abertamente a ofensiva ou se alinharam a favor da Carta das Nações Unidas, que estabelece os princípios fundamentais da entidade. Entre eles, aliados históricos dos americanos, como a França. E também adversários de Washington, como China e Rússia.

Outros países da América Latina, como Panamá, Colômbia, Chile, México, Paraguai, Cuba e Nicarágua também pediram respeito às soberanias nacionais.

Compartilhamento

« Voltar


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *