Genial/Quaest: Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45% dos brasileiros


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos brasileiros, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 11.

Segundo o levantamento, a gestão do petista é aprovada por 45% da população, enquanto 6% dos entrevistados não souberam responder.

Os índices apontam para um empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos porcentuais. A desaprovação manteve o resultado numérico apresentado na rodada anterior da pesquisa, divulgada em janeiro. Já a aprovação oscilou dois pontos porcentuais para baixo.

Segundo a pesquisa, 39% dos brasileiros avaliam o governo Lula como negativo. Outros 33% acham a gestão federal positiva. Para 26%, a administração é regular, enquanto 2% não responderam. Em relação ao levantamento anterior, todos os índices oscilaram dentro da margem de erro.

A Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00249/2026.

Rejeição

A permanência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no comando do País é mal vista por 57% dos eleitores, segundo a Genial/Quaest. Outros 39% dizem acreditar que o presidente merece mais quatro anos à frente do Palácio do Planalto.

De janeiro para fevereiro, a variação foi residual e na margem de erro. Antes, 56% diziam que ele não merecia mais quatro anos na Presidência e 40%, que ele merecia. A diferença subiu dois pontos porcentuais nesse período.

De acordo com o levantamento, o presidente é rejeitado por 54% dos eleitores, um empate técnico com a de Flávio Bolsonaro (PL), que é de 55%. Ambos têm as maiores rejeições entre os pré-candidatos à Presidência da República.

A imagem negativa do atual presidente do País está estável desde dezembro de 2025. O auge da rejeição ao petista foi em maio do ano passado, com 57%. Em agosto, porém, recuou para 51%, e ao final do ano, subiu para os atuais 54%.

Já Flávio registrou sua maior rejeição em dezembro, com 60% afirmando que conhecem o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro e não votariam nele. No mês seguinte, a imagem negativa do filho “zero um” de Bolsonaro foi para 55% e manteve-se na pesquisa atual.

Lula e Flávio também possuem os maiores índices de “conhece e votaria” entre os pré-candidatos. O presidente aparece com 42% e o senador, com 36%. Enquanto esse é o maior índice positivo já registrado pelo filho de Bolsonaro na série histórica, Lula teve seu maior porcentual em agosto e outubro de 2025, com 47%, ainda sob os efeitos do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros.

Com menor taxa de conhecimento, aparecem na sequência o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com rejeição de 40%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 35%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 34%; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), com 35%.

Compartilhamento

« Voltar