Golpe utiliza WhatsApp Web para roubo de dados e movimentações bancárias
O aumento no número de golpes virtuais, sobretudo por meio do WhatsApp, fez a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgar um alerta para que os usuários redobrem os cuidados e evitem ser vítimas dessas ações criminosas.O aumento no número de golpes virtuais, sobretudo por meio do WhatsApp, fez a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgar um alerta para que os usuários redobrem os cuidados e evitem ser vítimas dessas ações criminosas.
De acordo com comunicado da pasta estadual, entre os golpes cibernéticos mais comuns estão aqueles em que criminosos usam o aplicativo de mensagens e se passam por conhecidos para pedir dinheiro, enviam arquivos falsos que contaminam os aparelhos ou utilizam e-mails fraudulentos para capturar dados pessoais e bancários.
O golpe mais recente que está preocupando a SDS é o que se propaga por meio do WhatsApp Web. Nessa situação, computadores já infectados com vírus têm suas sessões sequestradas e passam a enviar automaticamente um link aos contatos acompanhado de uma mensagem que estimula o download imediato de um arquivo ZIP.
Caso você tenha clicado no arquivo e infectado o computador, o delegado recomenda as seguintes ações:
1. Desconecte-se da internet;
2. Rode o seu antivírus e entre em contato com as pessoas que receberam a mensagem;
3. Monitore seus dados bancários, especialmente nos próximos dias.








