Iguaracy registra 72 novos casos de chagas no último ano


De acordo com nota publicada pela Prefeitura de Iguaracy, o município registrou em um ano o mesmo número de casos de doenças de chagas registrado nas últimas quatro décadas no municípios. Diante do quadro preocupante, a gestão municipal realiza, nesta quarta-feira (30), o lançamento do Boletim Epidemiológico sobre doença de Chagas 2025.

Com um total de 3.042 testes rápidos de triagem feitos de 2024 a 28 de março de 2025, o Boletim apresenta os resultados das testagens e os encaminhamentos para sorologia confirmatória, demonstrando os dados demográficos da população testada, assim como estabelecendo qual a parcela da população que pode estar mais vulnerável ao contágio.

No município de Iguaracy são encontradas duas espécies do besouro barbeiro, a triatoma brasiliensis e triatoma pseudomaculata. Ambas as espécies são transmissoras relevantes do protozoário Trypanosoma Cruzi, que causa a doença de Chagas em Pernambuco, o que revela a necessidade de constante vigilância e ações integradas de controle.

Dados preocupantes

Em 43 anos, Iguaracy registrou 152 casos de chagas crônica, enquanto de 2024 a 2025 esse número chegou a 72 casos.

“De 1982 até 28 de março de 2025, Iguaracy tem 152 casos notificados de Chagas crônica. Foram 82 casos entre 1982 e 2023. Com o início das ações do projeto IntegraChagas Brasil para realização de testagem, incentivo e conscientização da população, além da formação de profissionais, foram notificados 72 novos casos de 2024 a 2025”, informa a prefeitura.

“Em 1 ano de atividade do IntegraChagas Brasil, já foram notificados quase o mesmo número de casos das últimas 4 décadas. Isso mostra a urgência e a importância que há na realização de ações de testagem para identificar os casos de Chagas em Iguaracy, com a finalidade de oferecer tratamento adequado e assistencial às pessoas com Chagas, além de informar os cuidados necessários para prevenção”, completa o município.

SERVIÇO

Cerimônia de lançamento do Boletim Epidemiológico 2025
Data: 30 de abril, quarta-feira
Horário: 8h
Local: Centro de Múltiplo Uso de Iguaracy (CEMUPI)

Compartilhamento

« Voltar


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *