Duque pede solução urgente para impasse da Reserva Tatu-Bola no Sertão

Mais de seis mil famílias perderam o direito à sua terra

O deputado estadual Luciano Duque reforçou, nesta quarta-feira (27), no plenário da Alepe, a necessidade de dar celeridade ao projeto de recategorização da Reserva de Vida Silvestre Tatu-Bola, no Sertão pernambucano. O pronunciamento aconteceu após moradores da região realizarem, nesta terça-feira (26), um protesto com o fechamento da ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina, em Pernambuco, a Juazeiro, na Bahia.

Durante a fala, Duque destacou a situação de mais de seis mil famílias que vivem na área da reserva, nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Segundo o parlamentar, agricultores familiares, pequenos criadores, comunidades indígenas, quilombolas e assentados convivem há anos com insegurança jurídica e dificuldades para manter suas atividades produtivas após a criação da unidade de conservação, em 2015. “São famílias simples. Gente que acorda antes do sol nascer para plantar, cuidar do rebanho, tirar o sustento da terra e criar seus filhos com dignidade”, afirmou.

O deputado relembrou que tomou conhecimento do problema ainda em 2022, durante o período de pré-campanha, a partir de conversas com lideranças locais. Desde então, passou a acompanhar as discussões envolvendo a área, participando de audiências públicas, reuniões técnicas e debates com CPRH, Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público, associações e comunidades. Segundo ele, desse processo foi construída uma solução considerada equilibrada: a recategorização da área para APA (Área de Proteção Ambiental), modelo que permite a preservação ambiental aliada à permanência das famílias na região.

“Inclusive, como presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, participei de discussões na Comissão de Apoio Operacional de Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco, onde construímos um acordo entre Ministério Público, CPRH e Assembleia Legislativa propondo um termo de compromisso para garantir a tramitação do projeto e a construção de um plano de manejo responsável para a área”, destacou.

Luciano Duque também agradeceu o apoio dos parlamentares da Alepe à proposta. “Quero reiterar a sensibilidade dos 49 deputados desta Casa, que compreenderam a importância e a gravidade dessa situação e assinaram o apoiamento ao projeto de recategorização. Isso mostra que existe uma compreensão coletiva da urgência desse tema”, afirmou.

Durante o pronunciamento, o parlamentar disse que o protesto realizado pelas famílias evidenciou o nível de desgaste e desespero vivido pelas comunidades da região. “Estamos falando de homens e mulheres aflitos com o futuro de suas terras e de seus filhos. São mais de seis mil famílias que tiveram seu direito profundamente afetado. Diante do que assistimos ontem, eu não poderia me calar”, declarou.

Ao final da fala, Duque fez um apelo para que o projeto avance e seja encaminhado para votação na Assembleia Legislativa. “Governadora Raquel Lyra, já é tempo de trazer esse projeto para votação na nossa Casa. Sei da sua sensibilidade com as causas sociais e com o povo. Vamos devolver a essas famílias o direito de viver da sua terra”, concluiu.

Compartilhamento

Em Triunfo, Raquel Lyra reforça união do Governo com municípios durante o Congresso Estadual da União de Vereadores

Pela manhã, a chefe do Executivo estadual esteve presente na inauguração da nova sede do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco (SINTRO-PE), no Recife

Da Assessoria – A governadora Raquel Lyra encerrou, na tarde desta sexta-feira (29), o Grande Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), realizado no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú. Durante o evento, a chefe do Executivo estadual ressaltou a parceria com os municípios, os investimentos realizados em Pernambuco e o compromisso da gestão estadual com a população. Pela manhã, a governadora esteve presente na inauguração da nova sede do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco (SINTRO-PE), na capital pernambucana. 

“Este é um espaço fundamental de diálogo, troca de experiências e fortalecimento do municipalismo pernambucano. Nosso governo tem trabalhado de mãos dadas com prefeitos, vereadores e lideranças de todas as regiões do Estado, porque entendemos que é nos municípios que a vida das pessoas acontece”, destacou a governadora Raquel Lyra. 

Reconhecido como um dos principais eventos do calendário municipalista de Pernambuco, o Congresso teve uma programação voltada ao fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, à qualificação da gestão pública e à troca de experiências entre os participantes. Presidente de Honra da UVP e vereador de Gravatá, Léo do Ar ressaltou a importância do encontro para os municípios pernambucanos. “A UVP é um evento que potencializa a união dos vereadores de Pernambuco em prol das melhorias para a população”, afirmou.

“É com alegria que recebemos a governadora Raquel Lyra no encontro da UVP. A governadora reconhece a importância e papel dos vereadores de todos os municípios pernambucanos”, disse a presidente interina da UVP, Lívia de Zé de Benga. 

Anfitrião do município, o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, celebrou a presença da governadora. “O Governo de Pernambuco vem revolucionando o nosso Estado. A gestão trabalha com igualdade, junto com os vereadores e prefeitos. A cidade de Triunfo agradece, mais uma vez, a presença da governadora e os investimentos que o nosso município vem recebendo”, agradeceu o gestor municipal. 

Acompanhando a governadora, o senador Fernando Dueire pontuou que “os vereadores representam a base da política brasileira. São vocês (vereadores) que enfrentam os problemas do dia a dia dos seus municípios”, disse. Já o deputado federal Túlio Gadêlha disse que o “papel de um vereador vai muito além de uma administração pública”. 

Também presente, o deputado federal Eduardo da Fonte parabenizou o encontro. “A União dos Vereadores é essencial para engrandecer os trabalhos legislativos de Pernambuco”, frisou. O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho afirmou que “o Governo de Pernambuco tem atuado de forma legítima com todos os municípios pernambucanos”, finalizou. 

VISITA – Ainda nesta sexta-feira (29), a governadora Raquel Lyra prestigiou a inauguração da nova sede do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco (SINTRO-PE), no Recife, e anunciou a publicação, no Diário Oficial do Estado, do edital de licitação para climatização das estações de BRT do Grande Recife. Com investimento estimado em R$ 8,3 milhões, a iniciativa contemplará estações dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. Durante a visita, a gestora foi recebida pelo presidente do Sindicato, Roberto Carlos, por trabalhadores e conversou com representantes da categoria.

Acompanharam a agenda no Pajeú os deputados estaduais Luciano Duque e Kaio Maniçoba; prefeitos Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Elizinho (Carnaubeira da Penha), Gilberto Ribeiro (Flores),  Xicão Tavares (Verdejante), Gilson Bento (Brejinho), Rorró Maniçoba (Floresta), Joelson (Calumbi),  Manoel Messias (Custódia), Araújo (Amaraji), Fredson Brito (São José do Egito), Diógenes Patriota (Tuparetama), Zé Pretinho (Quixaba), Dr. Pedro Alves (Iguaracy) e Túlio Monteiro (Buíque); além de diversos vereadores e lideranças locais. 

Compartilhamento

Afogados sedia abertura dos 49º Jogos Escolares Regionais

A cerimônia de abertura dos 49º Jogos Escolares Regionais da Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão do Alto Pajeú aconteceu nesta terça-feira (26), em Afogados da Ingazeira. O evento reuniu estudantes-atletas de 17 municípios da região e é considerado o maior evento esportivo estudantil do interior de Pernambuco.

As competições seguem até o dia 8 de junho, envolvendo modalidades individuais e coletivas. De acordo com a organização, participam dos jogos 380 equipes, representando 126 escolas das redes estadual, municipal, federal e particular, totalizando cerca de 3.200 atletas.

Durante o evento, serão distribuídas aproximadamente 1.300 medalhas e 125 troféus.

As disputas individuais acontecem nos dias 27 e 28 de maio, nas modalidades atletismo, xadrez, natação, tênis de mesa, judô, vôlei de areia, badminton e luta olímpica. Já as competições coletivas incluem futebol de campo, handebol, basquete, vôlei e futsal.

A abertura destacou a importância da educação e do esporte na formação dos estudantes, reforçando valores como disciplina, respeito, espírito de equipe e superação.

Compartilhamento

MPPE arquiva inquérito civil sobre adolescente acompanhada pela rede de proteção em Brejinho

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Itapetim, promoveu o arquivamento do Inquérito Civil nº 01670.000.176/2021, que acompanhava a situação de risco e medidas protetivas envolvendo uma adolescente do município de Brejinho.

A decisão foi assinada pelo promotor de Justiça Samuel Farias no último dia 25.

Segundo o MPPE, o procedimento foi instaurado após relatório do Conselho Tutelar de Brejinho enviado em 2021, com o objetivo de acompanhar a situação da adolescente, além da aplicação de medidas protetivas e regularização de guarda.

De acordo com a promotoria, após diligências e acompanhamentos realizados pela rede de proteção, incluindo Conselho Tutelar e CREAS, foi constatado que a jovem atualmente atingiu a maioridade civil, constituiu família própria e não apresenta situação de risco ou vulnerabilidade que justifique a continuidade das medidas protetivas.

O Ministério Público destacou ainda que a jovem reside com o companheiro, exerce a maternidade e manifestou não possuir interesse na continuidade do acompanhamento psicossocial.

A promotoria informou também que a esfera criminal relacionada ao caso segue tramitando de forma autônoma.

O procedimento seguirá sob segredo de Justiça, com preservação da identidade dos envolvidos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Compartilhamento

MPPE aprova com ressalvas prestação de contas da UPAE Salgueiro referente a 2021

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, aprovou com ressalvas a prestação de contas da UPAE Salgueiro, referente ao exercício financeiro de 2021. A unidade é gerida pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH).

A decisão consta na Resolução de Aprovação nº 002/2026, assinada pela promotora de Justiça Nara Thamyres Brito Guimarães Alencar, no último dia 18.

Segundo o MPPE, os pareceres técnicos e contábeis consideraram a prestação de contas “formalmente correta”, apesar das ressalvas apontadas durante a análise. O procedimento administrativo acompanhava a fiscalização das contas da unidade relativas ao ano de 2021.

O órgão ministerial destacou ainda que a entidade apresentou esclarecimentos e comprovou o cumprimento progressivo de recomendações expedidas anteriormente, incluindo medidas relacionadas à segregação contábil e transparência da gestão contratual.

Com a conclusão da análise técnica e emissão de parecer favorável, o Ministério Público determinou a emissão de Certidão de Regularidade referente ao exercício financeiro analisado.

Compartilhamento

Atlas da Violência: Pernambuco tem terceira maior taxa de homicídios do Brasil

Pernambuco é o terceiro estado com a maior taxa de homicídios no Brasil, segundo o Atlas da Violência 2026, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estudo, que mapeia registros de violência ao redor do país, com dados que vão de 2014 a 2024, foi divulgado nesta terça-feira (26).

No Brasil, a média de homicídios registrados por 100 mil habitantes é de 20,1. De acordo com o levantamento, Pernambuco está entre os 18 estados que apresentaram uma taxa de homicídios acima da média nacional, com 37,3 mortes por cada 100 mil habitantes, atrás apenas do Amapá (45,7) e da Bahia (40,9), sendo seguido por Alagoas (35,9) e Ceará (34,3), respectivamente.

Ao todo, foram registrados 3.534 homicídios no estado no ano de 2024. Em comparação a 2023, que contabilizou 3.697 homicídios, o número diminuiu 4,4%. Ele também é o menor desde 2021 (3.409).

Na análise do índice que calcula a quantidade de homicídios a cada 100 mil habitantes, o resultado de Pernambuco (37,3 em 2024) representa um aumento de 1,1% em relação a 2014. De 2023 para 2024, nesta categoria, foi constatada a diminuição de -4,6%.

Retrospectiva

Os dados do relatório apontam que o ano mais violento para Pernambuco foi 2017, com 5.419 homicídios. O menor registro de homicídios aconteceu em 2014, com 3.358. O ano com a menor taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes é 2022, com 36,1 homicídios a cada 100 mil habitantes. A maior taxa pertence a 2017 (58,6).

Brasil

Em nível nacional, a taxa de homicídios sofreu uma diminuição ao longo de 11 anos de análise. Em 2024, foram registrados 42.590 homicídios no Brasil, o que equivale a 20,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Esse índice representa uma redução de 6,9% no número absoluto de mortes, e de 7,4% em relação a 2023. Em comparação com o ano de 2023, a taxa caiu 7,4%. De 2014 até 2024, foi observada uma queda de 6,9%.

Pesquisadores indicam que mudanças nas políticas de segurança estaduais e municipais, alterações nas dinâmicas do crime organizado e o envelhecimento da população são alguns dos fatores a se considerar ao constatar as causas dessa diminuição.

No entanto, a pesquisa alerta para as mortes violentas por causa indeterminada, que torna incerta a classificação dos assassinatos. Assim, o Atlas institui a probabilidade de que, considerando esta categoria, o número de homicídios no Brasil aumente para 49.673 em 2024, diminuindo, assim, a queda significativa registrada em relação a 2023 através dos meios oficiais de apuração, de 6,9% para 0,4%.

Sobre os dados estaduais, o Diario de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Compartilhamento

Em Lajedo, Lucas Ramos consolida força política e viabiliza investimento histórico para o Agreste

Da Assessoria – Em um ato político expressivo que consolidou importantes apoios na região, o deputado federal Lucas Ramos reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Lajedo e prestou contas das ações do seu mandato. O evento marcou o fortalecimento de uma sólida aliança política ao lado de grandes lideranças, como o ex-prefeito Antônio João Dourado, o pré-candidato a deputado estadual João Paulo da Costa e o suplente de senador Silvio Costa, unindo forças em torno de um projeto que prioriza o trabalho e as entregas para a população.

Assumi apenas um compromisso com essa cidade, que era o da duplicação da BR-423. E eu pude celebrar uma parceria com o presidente Lula para que a gente pudesse investir 330 milhões de reais nessa obra”, afirmou em seu discurso. As entregas não pararam por aí: o deputado destinou ainda R$ 2 milhões para a Saúde do município, além de ações de fortalecimento da agricultura familiar.

Escuta ativa e foco no futuro

Durante seu pronunciamento, Lucas Ramos enfatizou que sua atuação parlamentar é pautada pela presença constante nos municípios e pela parceria direta com as bases aliadas. O principal destaque do encontro foi a articulação junto ao Governo Federal que garantiu um aporte histórico de 330 milhões de reais para as obras de duplicação da BR-423, uma demanda antiga e estratégica para a mobilidade e a economia de todo o Agreste pernambucano. O deputado ressaltou que o sucesso dessa conquista só foi possível graças ao alinhamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à sua postura de priorizar a escuta ativa da comunidade frente às decisões políticas.

Alinhamento político e consolidação de apoios

Relembrando a votação expressiva que recebeu no município em 2022, o parlamentar celebrou a renovação desse voto de confiança pela população lajedense para a disputa de 2026. Lucas Ramos destacou que o mandato continuará firme em Brasília, atuando como a voz de Lajedo na busca por mais investimentos, geração de oportunidades e avanços na qualidade de vida dos cidadãos.

Ao final, o deputado e seus aliados reafirmaram que o grupo político caminha unido e do lado do povo, projetando um cenário de forte mobilização e vitória nas urnas.

Compartilhamento

Ex-prefeitos Romonilson Mariano e Marcelo Pereira reafirmam apoio a Duque

Deputado anunciou R$ 1 milhão para revitalização da Praça Pires Ribeiro

O deputado estadual Luciano Duque reuniu, na tarde deste domingo (24), lideranças políticas, apoiadores e amigos em um encontro realizado em São José do Belmonte, no Sertão pernambucano. O evento contou com a presença de vereadores, ex-prefeitos, representantes da sociedade civil e lideranças da região, consolidando o fortalecimento político do parlamentar no município.

Durante o encontro, Luciano Duque fez uma prestação de contas das ações e investimentos destinados ao município ao longo do mandato. O deputado destacou o carinho que mantém por Belmonte e afirmou já ter destinado, em três anos e cinco meses de mandato, R$ 6,5 milhões em investimentos para áreas como saúde, infraestrutura, agricultura e cultura. Na ocasião, também anunciou uma nova emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a revitalização para Praça Pires Ribeiro.

“Belmonte sabe que pode contar comigo. Nosso mandato tem presença, trabalho e compromisso com o Sertão. Tudo que conseguimos conquistar aqui foi ouvindo as pessoas, caminhando junto das lideranças e entendendo as necessidades do povo. Política se faz assim, perto das pessoas, olhando no olho e trabalhando para melhorar a vida de quem mais precisa”, afirmou Luciano Duque.

O ex-prefeito Romonilson Mariano ressaltou a presença constante do deputado no município e destacou a diferença da atuação de Luciano Duque em relação ao modelo tradicional de representação política. “Luciano é difícil falar da sua candidatura porque deputado é bicho estranho. A gente sempre teve o costume de votar e nunca mais ver. E eu me surpreendi como as coisas que melhoraram pra gente. Porque eu não sabia como um prefeito usava um deputado porque nunca tive esse costume. E sempre que precisei de você, Luciano, você esteve presente, destinou emenda. Boa parte desse asfalto de Belmonte você sabe que foi você que mandou pra cá”, afirmou. Romonilson também declarou apoio público ao parlamentar. “Você tem um cabo eleitoral número um em Belmonte, sou eu. Porque eu sei o que Belmonte passou sem deputado. O seu acesso é muito fácil.”

O ex-prefeito Marcelo Pereira também elogiou a atuação do deputado no Sertão. “Os outros passam aqui de quatro em quatro anos e viram as costas para Belmonte. Eles governam com o rosto virado para o mar. Esse aqui é para o Sertão”, declarou.

A presidente da Câmara Municipal, Fabiana Gomes, afirmou que o deputado mantém diálogo permanente com o município. “Não tem uma vez que eu ligue para o deputado e ele não atenda. Atende e resolve. Uma ligação e ele ajuda o povo de Belmonte. Sou muito grata pelo que fez e faz pelo povo de Belmonte”, afirmou, destacando também o apoio do vereador Cicinho.

Compuseram a mesa do encontro os ex-prefeitos Romonilson Mariano e Marcelo Pereira; os vereadores belmontenses Cicinho e Fabiana Gomes; os vereadores de Serra Talhada Lindomar Diniz, Antônio de Antenor, Clênio de Agenor e China Menezes; o ex-vereador Agenor de Melo; a professora Iêda Nogueira; e o empresário João Alberto.

Compartilhamento

Marconi Santana cumpre agenda na zona rural de Serra Talhada

O pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana cumpriu agenda neste domingo na zona rural de Serra Talhada, participando de um café da manhã com lideranças políticas e moradores do Sítio Lagoinha, no Distrito de Santa Rita.

O encontro contou com a presença das lideranças Danilo Gaia, Ramon Pereira, Verlene Nogueira e Coquinha da COHAB, além de representantes da comunidade local. A agenda teve como objetivo fortalecer o diálogo com a população e ampliar as articulações políticas na região.

Durante o encontro, Marconi destacou a importância de manter contato direto com os moradores e ouvir as demandas das comunidades rurais. A movimentação também reforçou o fortalecimento do grupo político do pré-candidato no município.

A agenda foi encerrada com agradecimentos à receptividade dos moradores do Sítio Lagoinha e com a reafirmação de que as visitas e articulações políticas continuarão sendo intensificadas nas próximas semanas.

Compartilhamento

Marconi Santana participa de café da manhã com lideranças e comunidade no Sítio Lagoinha

Enquanto muitos aproveitam o repouso do final de semana, a agenda do pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana demonstra que o compromisso com as bases políticas e o diálogo popular não conhecem descanso.

Em pleno domingo, Marconi cumpriu agenda no Distrito de Santa Rita, onde participou de um café da manhã produtivo no Sítio Lagoinha.
O encontro serviu para estreitar ainda mais os laços com figuras estratégicas que já integram o seu grupo político. Estiveram presentes as lideranças Danilo Gaia, Ramon Pereira, Verlene Nogueira e Coquinha da COHAB, nomes que possuem forte atuação e representatividade nas comunidades locais.

Além das lideranças, a comunidade do Sítio Lagoinha compareceu em representação, transformando o momento em um importante espaço de escuta e articulação. Marconi Santana destacou que a presença direta nas localidades é a base para a construção de um projeto que reflita as reais necessidades de Pernambuco.

A movimentação deste domingo reforça a estratégia de Marconi em consolidar apoios em áreas rurais e distritos, unindo a experiência de lideranças locais ao anseio de renovação e trabalho da população.

Para os presentes, o encontro foi uma demonstração de unidade e lealdade ao projeto político liderado por Santana.

O evento foi encerrado com agradecimentos à hospitalidade dos moradores do Sítio Lagoinha e a reafirmação de que o ritmo de visitas e articulações deve ser intensificado nas próximas semanas.

Compartilhamento

Flávio Dino nega pedido de soltura de Deolane Bezerra

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, negou pedido de soltura da influenciadora Deolane Bezerra, presa na última quinta-feira (21) na Operação Vérnix, que investiga lavagem de dinheiro da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

A decisão do ministro, assinada ontem (23), foi publicada neste domingo (24). Na sentença, Dino disse que o STF não é a instância correta para o pedido de liberdade da influenciadora, presa por decisão em primeira instância.

“Observo que o ato atacado consiste em decisão proferida em primeiro grau de jurisdição, contra a qual cabível meio adequado de impugnação, observados seus pressupostos de admissibilidade.”

O ministro ressaltou ainda que, mesmo o STF fosse a instância adequada de julgamento, não concordaria com a soltura.

“De qualquer maneira, ainda que superado referido óbice, não detecto manifesta ilegalidade ou teratologia hábil à concessão da ordem de habeas corpus de ofício. Ante o exposto, nego seguimento à presente reclamação”.

Compartilhamento

Em Afogados, Marconi amplia apoios e consolida espaço no Pajeú

Da Assessoria – O sábado foi de forte movimentação política para Marconi Santana em Afogados da Ingazeira. Cumprindo uma agenda intensa no município, o pré-candidato a deputado estadual reuniu lideranças políticas, representantes de cidades do Pajeú e apoiadores em um dia marcado por articulação, diálogo e demonstração de crescimento político na região.

A agenda começou com participação na Rádio Pajeú, em um bate-papo ao lado do locutor Aldo Vidal, de Edson Henrique, gerente regional de Articulação da Casa Civil; Zé Negão, vereador de Afogados da Ingazeira; Marinho Cassiano, vereador de Carnaíba; Paulinho da Celpe, vereador de Iguaracy; Juscélio Gomes, suplente de vereador; além de diversas lideranças regionais.

Durante a entrevista, Marconi destacou o fortalecimento da sua pré-candidatura em Afogados da Ingazeira e o avanço das alianças políticas que vêm sendo construídas no Pajeú. O discurso foi de confiança no crescimento do grupo e de consolidação de novos apoios.

Marconi também reforçou o apoio à governadora Raquel Lyra, defendendo a continuidade do projeto político liderado pela gestora e destacando ações do Governo do Estado em Pernambuco.

Após a entrevista, a agenda seguiu com uma caminhada pela feira livre de Afogados da Ingazeira. Ao lado de lideranças, vereadores e apoiadores, Marconi percorreu o centro comercial cumprimentando comerciantes, produtores rurais e moradores, em um momento marcado por forte receptividade popular.

A avaliação de aliados é de que a agenda consolidou ainda mais o crescimento político de Marconi Santana no Pajeú, principalmente em Afogados. Com presença popular, articulação regional e ampliação de apoios, o ex-prefeito de Flores vem fortalecendo seu espaço no cenário político sertanejo e ampliando sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Compartilhamento

Marconi leva rodada do “Conversando com o povo, ouvindo Pernambuco” para Carnaíba

A cidade de Carnaíba recebeu na noite desta sexta-feira (22), mais uma edição do projeto “Conversando com o povo, ouvindo Pernambuco”, iniciativa liderada por Marconi Santana, pré-candidato a Deputado Estadual, e que vem fortalecendo o diálogo com a população em diversas regiões do estado.

O encontro reuniu ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, suplentes e representantes de associações e diversas lideranças em um momento marcado pela ampla participação popular e pelo debate sobre os desafios enfrentados pelos municípios pernambucanos.

A presença de importantes lideranças regionais reforçou a força política do projeto e o crescimento das articulações em torno do nome de Marconi no interior do estado.

Durante o encontro, temas ligados ao desenvolvimento regional, fortalecimento dos municípios e melhoria da qualidade de vida da população estiveram entre os principais assuntos debatidos.

Marconi destacou a importância de construir um projeto baseado na escuta e na participação popular. “Estamos percorrendo Pernambuco para ouvir as pessoas, entender as demandas de cada região e construir soluções reais para o nosso estado”, afirmou.

O evento em Carnaíba foi considerado mais um passo importante no fortalecimento político do grupo, consolidando o diálogo com lideranças e aproximando ainda mais o projeto das demandas da população sertaneja.

Compartilhamento

Juiz anula inquérito que investigou ex-assessor de Raquel Lyra por ‘denunciação caluniosa’ contra deputada

Na época, ele foi acusado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (MDB), de montar uma “milícia digital” para espalhar mentiras sobre adversários do governo. Depois do episódio, o jornalista pediu exoneração do cargo. 

A decisão foi assinada na terça-feira (19) pelo juiz Hugo Vinicius Castro Jiménez, da 13ª Vara Criminal da Capital. Segundo os autos do processo, a denúncia anônima foi encaminhada ao Ministério Público de Contas do estado (MPCO). 

Conforme a denúncia, a parlamentar teria contratado uma “empresa fantasma” de um parente para prestar serviços de automatização de dados ao seu gabinete na Alepe. A deputada negou as acusações.

A revelação de que Manoel era o responsável pela denúncia anônima se deu após a deputada acionar a Superintendência de Inteligência Legislativa (Suint) para investigar ataques que ela estava sofrendo nas redes sociais. 

A Justiça anulou o inquérito da Polícia Legislativa que investigou o jornalista Manoel Pires Medeiros Neto por “denunciação caluniosa”. A investigação começou em abril de 2025, após o blogueiro, então assessor especial da governadora Raquel Lyra (PSD), fazer uma denúncia anônima contra a deputada Dani Portela (PT) em uma “lan house” num shopping da Zona Sul do Recife

O juiz seguiu o entendimento do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que defendeu o trancamento do inquérito por considerar que a atuação da Polícia Legislativa deve ser limitada à proteção da segurança institucional e à apuração de crimes ocorridos nas dependências da Alepe. 

Na decisão, o magistrado também concedeu habeas corpus ao jornalista, afirmando que o trabalho de investigação não pode causar “entrave” à liberdade de imprensa. 

“A polícia parlamentar não possui atribuição específica para tratar e apurar fatos que envolvem seus parlamentares como possíveis vítimas de forma diferenciada a dos demais cidadãos. […] O bojo do aqui perquirido cinge-se uma forma que respeite as balizas legais e não crie também sobre a liberdade de imprensa qualquer entrave”, escreveu. (G1 PE)

Compartilhamento

Articulação de Marconi Santana garante novos equipamentos para a agricultura de Solidão

Da Assessoria – O município de Solidão recebeu, nesta quinta-feira (21), um importante reforço para o setor produtivo rural. Através da articulação direta de Marconi Santana junto ao Governo Raquel Lyra, foram entregues equipamentos agrícolas destinados a fortalecer a agricultura familiar local. A agenda no município contou com ampla participação de lideranças políticas da região e incluiu uma prestação de contas detalhada sobre os investimentos estaduais no Sertão.

A entrega oficial ocorreu na Câmara de Vereadores, onde foram apresentados 03 tratoritos, 02 ensiladeiras e 01 roçadeira. O maquinário, que atende a uma solicitação da vereadora Adriana de Agenor, visa modernizar o trabalho no campo, aumentando a produtividade e reduzindo os custos operacionais dos pequenos produtores.

Antes da solenidade na Câmara, Marconi concedeu entrevista à Rádio Serra Linda, onde detalhou o cronograma de ações previstas para a região. A passagem por Solidão foi prestigiada por um robusto grupo político, incluindo as vereadoras Adriana de Agenor e Adriana do Hospital, os ex-vereadores Peba e Totinha, e o gerente regional de articulação do Estado, Edson Henrique.

A força regional do grupo também foi evidenciada pela presença dos vereadores de Flores, Jeane e Luiz Heleno, do vereador de Afogados da Ingazeira, Zé Negão, além de lideranças como Djalma das Almofadas.

Ao encerrar as atividades, Marconi Santana destacou a recepção calorosa do povo solidense e reafirmou que a agenda de entregas e vistorias deve continuar em outros municípios, consolidando a parceria entre os municípios e a gestão estadual.

Compartilhamento
whatsapp