Serra Talhada inicia vacinação de cães e gatos

Postado em Região do Pajeú por em 2 de novembro de 2014

Vacina 1

A Campanha Nacional de Vacinação anti-rábica teve inicio neste sábado (01) e pretende vacinar cães e gatos em todos o país. Em Serra Talhada a vacinação começou desde as 08h nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e Centro Municipal de Saúde (antigo Sesp), também é possível vacinar o bichinho de estimação no Clube Campestre “O Batukão”, que este ano entrou na campanha como “posto volante”. Além da vacinação contra a raiva estão sendo realizados pelos profissionais de saúde os testes de leishmaniose.

“Esta é uma vacinação anual e precisa da participação da população para alcançarmos os percentuais. Como todos já devem saber, a vacina protege contra a raiva, uma doença que pode ser fatal quando transmitida para o ser humano”, ratificou Aron Lourenço, Secretário Executivo de Saúde em Serra Talhada.

Segundo Aron, existe uma população de cerca de 12.500 animais para serem vacinados, entre cães e gatos, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já tem disponível 9.000 doses de vacina em estoque, “não há perigo de faltar, pois assim que for necessário providenciaremos o reabastecimento”, tranquiliza ele e informa ainda que, a partir desta próxima semana o Centro de Zoonose do Município começa uma operação para recolher e vacinar os cães vadios, “além da vacinação vamos fazer em todos o teste rápido de leishmaniose”, disse ele.

Existe uma preocupação do Núcleo de Vigilância da SMS quanto aos números de casos de leishmaniose, segundo informações dos agentes, em 25 animais testados, 11 apresentaram resultados positivos para doença, por este motivo, tanto o secretário Executivo, Aron Lourenço, como a ONG, Animais Felizes alerta a população e incentiva a fazerem o teste nos seus animais.

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *