Prefeitura de Afogados monta programação para comemorar o dia do Frevo

Postado em Afogados da Ingazeira, Pernambuco por em 13 de setembro de 2014
IMG_7160

(Foto: Cláudio Gomes)

Por Rodrigo Lima

O Frevo é, ao lado do Baião e do Maracatu, o ritmo mais Pernambucano. Ritmo centenário, mistura de elementos oriundos de ritmos diversos como Polca, Mazurca, Valsa e Maxixe. O nome FREVO vem de ferver e foi atribuído ao ritmo pela sua característica de provocar agitação, efervescência, confusão, rebuliço entre os dançantes.

Neste dia 14 de Dezembro, próximo Domingo, comemoramos o dia do Frevo. E a Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira montou uma programação toda especial para quem desejar cair na folia. Um grande arrastão de frevo percorrerá a Avenida Rio Branco em direção à Praça de Alimentação. A saída está programada para as 19 horas.

IMG_7088

(Foto: Cláudio Gomes)

Orquestra show de frevo, passistas, grupo raízes, balé cultural de Afogados da Ingazeira e o Grupo de Pernas de Pau da Escola Domingos Teotônio farão a animação de quem for conferir o arrastão. Na praça de alimentação, além das apresentações culturais, haverá um grande show com o cantor Genival e o grupo versátil. A ação faz parte do Projeto Cultura e Arte na Praça.

História – O nome Frevo, identificando o ritmo, surgiu pela primeira vez em 1908, no Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha a melhor seção carnavalesca da época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *