Ibope: Dilma tem 40%, Marina 24% e Aécio 19%

Postado em Sem categoria por em 3 de outubro de 2014

A três dias da eleição, pesquisa Ibope para a Presidência da República divulgada nesta quinta-feira mostra que a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto no primeiro turno, contra 24% de Marina Silva (PSB) e 19% de Aécio Neves (PSDB).

Dilma e Marina oscilaram dentro da margem de erro e Aécio se manteve no mesmo patamar de dois dias atrás, se forem levados em conta os resultados última pesquisa do Ibope, divulgada terça-feira, No levantamento anterior, Dilma tinha 39%, Marina, 25%, e Aécio, 19%.

Se forem levados em conta apenas os votos válidos, descontando os votos brancos e nulos, Dilma teria 47%, Marina, 28% e Aécio, 22%, segundo o levantamento do Ibope.

Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) aparecem com 1% das intenções de voto. Somados, os candidatos Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) têm 1%. Votos brancos e nulos somam 8%. Os eleitores que não sabem ou não responderam representam 7%.

O instituto realizou três simulações para o segundo turno. Na disputa entre Dilma e Marina, deixou de existir empate técnico. A petista está com 43%, contra 42% da última pesquisa. Marina oscilou negativamente de 38% para 36%. Dois dias atrás, as candidatas apareciam empatadas tecnicamente no limite da margem de erro.

Na simulação entre Dilma e Aécio, a petista aumentou sua vantagem, passando de 45% para 46%, enquanto o tucano foi de 35% para 33%.

Se a disputa fosse entre Marina e Aécio, a ex-ministra do Meio Ambiente venceria por 38% a 33%.

A pesquisa mostrou que Dilma subiu cinco pontos no Nordeste, subindo de 49% para 54% das intenções de voto. Na região, Marina tem 24% e Aécio, 7%. No Sudeste, Dilma oscilou de 30% para 32%, enquanto Marina foi de 27% para 25%. Aécio se manteve com 23% na região que tem o maior número de eleitores no país.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em pesquisa encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00942/2014.

Avaliação do Governo

A rejeição à presidente Dilma Rousseff (PT) vem caindo desde agosto, segundo o Ibope. Na pesquisa divulgada em 25 de agosto, o índice era de 36%. Na pesquisa de terça-feira, o índice era de 31%. No levantamento de ontem chegou a 29%.

A porcentagem de eleitores que não vota em Marina Silva (PSB) oscilou negativamente de 20% para 18% nas duas últimas pesquisas. Em agosto, porém, a rejeição à ex-ministra era de 10%. A taxa de rejeição de Aécio Neves (PSDB) oscilou de 18%, em agosto, para 20% na pesquisa divulgada ontem.

A avaliação do governo se manteve estável. Na pesquisa de terça-feira, 38% dos eleitores diziam que o governo é ótimo ou bom. Na pesquisa de ontem, a taxa foi para 39%. O índice de regular manteve-se estável em 33% nos dois últimos levantamentos do Ibope. O número de pessoas que acham o governo Dilma ruim ou péssimo passou de 28% para 26%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *