Dilma Rousseff reeleita

Postado em Sem categoria por em 27 de outubro de 2014

dilma_reeleita

Com 99,99% das urnas apuradas neste domingo, Dilma Rousseff (PT) foi reeleita. A presidente soma 51,64% dos votos (54.497.732 eleitores) enquanto o rival Aécio Neves (PSDB) tem 48,36% (51.038.883 eleitores). Este resultado é o mais apertado da história desde 1989, quando Collor venceu Lula por 53% a 47%.

Mineira, Dilma tem 66 anos e viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul, onde participou da criação do PDT. Em Brasília, antes de chegar à Presidência pela primeira vez, em 2010, foi ministra de Minas e Energia (2003-2005) e da Casa Civil (2005-2010).

hhhhhhhhhhh

Durante o regime militar, Dilma integrou organizações de esquerda, como o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Passou quase três anos presa e foi torturada. Foi casada por mais de 30 anos com o advogado Carlos Araújo, pai de sua única filha, Paula.

Reeleita, Dilma dará ao PT um total de 16 anos no controle do governo – oito com ela e oito com Lula. O PSDB conquistou a presidência por duas oportunidades, com Fernando Henrique Cardozo, antes do início da trajetória petista.

mapa

Com a reeleição garantida, Dilma agora terá uma grande missão pela frente, o de recuperar a confiança do setor financeiro. A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) reagiu negativamente à possibilidade da continuidade da pesquisa. Um novo ministro para o lugar de Guido Mantega deve ser escolhido para a Fazenda.

O programa de propostas de Dilma não foi oficializado ao longo da campanha. No entanto, várias promessas foram feitas pela presidente. Os destaques são a contratação de médicos especialistas para consultas, integração das forças de segurança e combate à corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *